Euro ronda estabilidade ante o dólar e iuan salta com estímulo da China
Por Rae Wee e Linda Pasquini
LONDRES/CINGAPURA (Reuters) - O euro rondava a estabilidade ante o dólar nesta quarta-feira, enquanto o iuan atingiu seu nível mais alto em mais de um ano, com o anúncio de um pacote de estímulo econômico na China ainda fornecendo algum impulso ao apetite por risco nos mercados de câmbio.
O dólar ficou sob pressão com o anúncio pela China de uma série de medidas para impulsionar a economia na terça-feira, que fomentaram apostas de outro corte grande nos juros do Federal Reserve em novembro, reduzindo a atratividade da moeda norte-americana.
Apesar dos dados econômicos fracos da Alemanha e das preocupações com o cenário fiscal da França, o euro tem se mantido "extremamente bem" em relação ao dólar nesta semana, disse Jane Foley, estrategista sênior de câmbio do Rabobank.
A resiliência do euro tem sido parcialmente impulsionada pela percepção de que uma perspectiva positiva para a demanda chinesa pode ser transmitida para a Alemanha e para a Europa, disse ela.
O euro era negociado a 1,1181 dólar, em alta de 0,01% no dia, voltando a se aproximar da máxima de 13 meses de 1,1201 dólar, atingida em agosto.
Os dólares australiano e neozelandês recuavam após atingirem máximas de vários meses no início da sessão, uma vez que o estímulo da China era visto como um bom sinal para as exportações dos países.
O iuan "onshore" subiu para a máxima de 16 meses de 7,0012 por dólar, enquanto a unidade "offshore" se fortalecia brevemente, atingindo a máxima de 6,9952 por dólar.
Os mercados estão agora precificando uma chance de 59% de um corte de 50 pontos-base na próxima reunião do Fed, contra apenas 37% há uma semana, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
O índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas -- subia 0,28%, a 100,510.