Biden espera que Fed continue a reduzir os juros

Publicado em 19/09/2024 17:06

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira esperar que o Federal Reserve continue a cortar a taxa básica de juros, enquanto prometeu continuar trabalhando para reduzir os custos para as famílias norte-americanas.

Biden usou um evento no Clube Econômico de Washington com 500 convidados para promover as políticas de seu governo para reduzir a inflação após a pandemia da Covid-19 e a invasão da Ucrânia pela Rússia, questões que têm causado ansiedade nos eleitores.

"A taxa de juros vai cair e espera-se que caia ainda mais. Esse é um bom lugar para estarmos", disse o presidente.

A inflação está muito mais próxima da meta de 2% do Fed, afirmou Biden, chamando o corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica do banco central dos EUA na quarta-feira de "boa notícia para os consumidores".

"Não estou aqui para cantar vitória... Temos mais trabalho a fazer", acrescentou Biden.

Muitos economistas previam que uma recessão seria necessária para reduzir a inflação elevada, mas até agora se mostraram errados, pois as políticas de Biden destinadas a expandir a indústria nacional, investir em energia limpa e outras infraestruturas e limitar os custos de medicamentos para idosos ajudaram a criar 16 milhões de empregos e aumentar os salários, disse Jeff Zients, chefe de gabinete do presidente, em entrevista a repórteres.

A diretora do Conselho Econômico Nacional, Lael Brainard, disse na mesma entrevista que a decisão do Fed na quarta-feira de cortar os juros pela primeira vez em quatro anos enviou um "sinal claro de que a inflação voltou a cair", observando que os preços estão agora no mesmo nível observado no mês anterior ao início da pandemia.

Mas ela disse que é preciso trabalhar mais para reduzir os custos de moradia, apoiar as necessidades de cuidados infantis.

A Casa Branca está monitorando os riscos geopolíticos, incluindo a escalada das tensões no Oriente Médio, mas não vê riscos significativos para a perspectiva econômica mais ampla, disse uma autoridade.

(Por Andrea Shalal)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China