Ibovespa reduz fôlego apesar de ganhos em Wall Street; Brava perde cerca de 8%

Publicado em 19/09/2024 12:01 e atualizado em 19/09/2024 13:07

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa reduzia o fôlego nesta quinta-feira após uma abertura mais positiva, com agentes ainda analisando a decisão do Federal Reserve e repercutindo decisão do Banco Central de cortar a Selic para 10,75% ao ano, enquanto Brava Energia desabava.

Por volta de 11:55, o Ibovespa referência do mercado acionário brasileiro, cedia 0,04%, a 133.695,01 pontos, após chegar a 134.758,76 pontos na máxima mais cedo. O volume financeiro no pregão somava 7,35 bilhões de reais.

A bolsa paulista descolava de Wall Street, onde o S&P 500 avançava 1,55%, em meio a uma reavaliação da decisão do Fed de cortar os juros, após encerrar a quarta-feira no vermelho.

De acordo com o gestor de renda variável Tiago Cunha, da Ace Capital, investidores reavaliaram as primeiras reações mais negativas em vista de uma taxa de equilíbrio mais elevada, atendo-se ao movimento de corte iniciado.

Os rendimentos dos Treasuries, porém, avançavam, com o título de 10 anos marcando 3,7226%, de 3,687% na véspera, o que corroborava a alta nas taxas dos DIs, pesando nas ações brasileiras, principalmente de empresas sensíveis a juros.

DESTAQUES

- VALE ON subia 1,49%, conforme os futuros do minério de ferro na China avançaram nesta sessão, com o contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian encerrando as negociações do dia com alta de 1,69%.

- PETROBRAS PN avançava 0,25%, favorecida pela alta dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent era negociado com elevação de 0,9%.

- ITAÚ UNIBANCO PN cedia 0,05%, em uma sessão com o sinal negativo prevalecendo entre os bancos do Ibovespa.

- SÃO MARTINHO ON valorizava-se 1,05%, endossado por relatório do JPMorgan elevando a recomendação dos papéis a "overweight", com os analistas citando valuation atrativo e visão positiva para os preços de açúcar e etanol.

- BRAVA ENERGIA ON era negociada em baixa de 8,35%, após atualizar expectativa de retorno da produção do campo de Papa Terra para o início de dezembro de 2024.

- AGROGALAXY ON, que não faz parte do Ibovespa, desabava 18,37%, ampliando as perdas da véspera, quando anunciou perto do fechamento do pregão ter pedido recuperação judicial. Na quarta-feira, as ações caíram mais de 13%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BTG eleva projeção para Selic após fala de Campos Neto reforçar tom duro do Copom
Wall St fecha em alta com dados econômicos positivos dos EUA
Dólar cai ante real após China sinalizar mais estímulos econômicos
Ibovespa avança com suporte de Vale, mas Petrobras mina alta maior
Taxas de janeiro 2026 e janeiro 2027 têm alta firme em dia de avanço dos yields e fala de Campos Neto
Índice europeu STOXX 600 atinge recorde de fechamento com estímulo da China