Minério de ferro cai com perspectiva de demanda chinesa fraca

Publicado em 10/09/2024 08:06

CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro caíram nesta terça-feira, perdendo os ganhos registrados mais cedo, à medida que perspectiva de demanda mais fraca por aço na China superou a oferta reduzida e as expectativas de novos estímulos econômicos por parte do principal mercado consumidor do minério.

O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com recuo de 0,07%, a 675 iuanes (94,79 dólares) a tonelada.

O minério de ferro de referência de outubro na Bolsa de Cingapura caía 1,17%, a 90,7 dólares a tonelada.

As importações de minério de ferro da China em agosto caíram 1,38% em relação a julho e 4,73% em relação ao ano anterior, mostraram dados alfandegários nesta terça-feira, uma vez que a queda dos preços do aço e o cenário nebuloso para a demanda reduziram o apetite dos compradores.

Setembro marca uma temporada típica de pico do consumo de aço na China, mas a demanda permaneceu baixa na semana passada em meio a preocupações com as economias chinesa e norte-americana, disse a consultoria Mysteel.

A inflação ao consumidor da China acelerou em agosto, atingindo o ritmo mais rápido em meio ano, enquanto a deflação dos preços ao produtor piorou.

Os dados fracos no início do segundo semestre está aumentando a pressão para que a segunda maior economia do mundo implemente mais políticas econômicas em meio a uma prolongada desaceleração do setor imobiliário, desemprego persistente, problemas com a dívida e aumento das tensões comerciais.

Enquanto isso, o volume total de embarques de minério de ferro despachado para destinos globais de 19 portos e 16 empresas de mineração na Austrália e no Brasil encerrou um aumento de três semanas, caindo 10,8% em relação à semana anterior, para 25,8 milhões de toneladas entre 2 e 8 de setembro, segundo dados da Mysteel.

Os estoques totais de minério de ferro nos portos da China caíram 0,2% em relação à semana anterior, para 150,5 milhões de toneladas em 6 de setembro, apontaram dados da Steelhome.

(Reportagem de Gabrielle Ng)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Minério de ferro cai com perspectiva de demanda chinesa fraca
STOXX 600 tem leve alta com impulso do setor imobiliário
Exportações da China aumentam, mas desaceleração das importações prejudica perspectivas comerciais
Índices da China fecham em leve alta; Alibaba eleva ações de Hong Kong
Wall Street sobe conforme investidores aguardam dados de inflação e cortes nos juros do Fed