Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA

Publicado em 30/08/2024 18:11

Por Noel Randewich

(Reuters) - As ações de Wall Street subiram e o índice Dow Jones atingiu o segundo recorde histórico consecutivo de fechamento nesta sexta-feira, com a Tesla e a Amazon em alta, depois que novos dados econômicos dos Estados Unidos aumentaram expectativas de que o Federal Reserve cortará modestamente a taxa de juros em setembro.

Os gastos dos consumidores dos EUA aumentaram solidamente em julho, sugerindo que a economia norte-americana permaneceu forte, enquanto os preços subiram moderadamente.

A Amazon.com e a Tesla saltaram mais de 3% cada uma.

O relatório PCE desta sexta-feira foi a última grande divulgação de dados econômicos antes da reunião de setembro do Fed. Na semana passada, o chair Jerome Powell expressou apoio a um ajuste iminente da política monetária.

Os mercados monetários sugerem que operadores esperam, em sua maioria, que o Fed reduza a taxa básica em 25 pontos-base em setembro, com as chances de um corte de 50 pontos-base diminuindo ainda mais após os dados desta sexta-feira, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.

Esta sexta-feira encerrou um mês tumultuado em Wall Street, depois que sinais de uma súbita moderação no mercado de trabalho no início de agosto provocaram temores de uma recessão nos EUA. A influência do iene no carry trade piorou a queda.

As ações se recuperaram desde então, com o índice S&P 500 sendo negociado próximo a recordes.

O Dow Jones subiu 0,55%, para 41.563,08 pontos. O S&P 500 avançou 1,01%, para 5.648,40 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq ganhou 1,13%, para 17.713,62 pontos.

Todos os 11 índices setoriais do S&P 500 subiram, liderados pelo de consumo discricionário, com alta de 1,9%, seguido por um ganho de 1,1% no industrial.

No mês, o S&P 500 subiu 2,3%, o Dow Jones avançou 1,8% e o Nasdaq subiu 0,6%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto