Dados do IPCA-15 vieram melhores mas não geram conforto, diz Campos Neto

Publicado em 28/08/2024 11:01 e atualizado em 28/08/2024 12:24

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira que os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de agosto, divulgados na véspera, vieram melhores do que números anteriores, mas ainda não forneceram conforto, reiterando que a autarquia fará o que for preciso para atingir a meta de inflação.

O IBGE informou na terça-feira que o IPCA-15 desacelerou em agosto marcando uma alta de 0,19%, em linha com o esperado. Em 12 meses, o índice chegou em 4,35%, próximo do teto da meta do BC, de 4,50%.

"Tivemos número de inflação ontem que veio um pouco melhor, o IPCA-15, mas não nos dá conforto", disse Campos Neto, durante a 25° Conferência Santander, em São Paulo.

Ao analisar o cenário, Campos Neto afirmou que o processo de desinflação no Brasil desacelerou e que as inflações implícitas nos ativos "subiram muito", o que gera "grande desconforto" para o Banco Central. Segundo ele, há uma desancoragem adicional recente nas expectativas de inflação.

"O BC vai fazer o que for preciso para atingir a meta", acrescentou na sequência. O centro da meta de inflação do BC é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Campos Neto também aproveitou o evento para reforçar algumas das mensagens recentes em relação à política monetária, pontuando que, além de o BC fazer "o que for preciso" para levar a inflação à meta, a assimetria no balanço de riscos da instituição não significa um guidance (orientação) para a próxima reunião.

"Entendemos que não ter guidance às vezes eleva um pouco a volatilidade, mas tem momentos que dar guidance tem valor negativo", afirmou. "Entendemos que existe ansiedade no mercado neste momento e que o mercado tem prêmio de risco em relação à comunicação dada, que foi fruto de convergência da diretoria", acrescentou.

(Por Fabrício de Castro; reportagem adicional de Fernando Cardoso)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil tem fluxo cambial negativo de US$3,534 bi em agosto até dia 23, diz BC
Brasil abre 188.021 vagas formais de trabalho em julho, mostra Caged
STOXX 600 toca pico desde julho com impulso dos setores de seguros e químico
Governo prevê que corte de R$25,9 bi em 2025 atingirá principalmente INSS e BPC, mas cita incertezas
Importação pelos EUA de óleo de cozinha usado da China tem recordes, mas futuro é incerto
Dados do IPCA-15 vieram melhores mas não geram conforto, diz Campos Neto