Powell diz que "chegou a hora" de reduzir os juros nos EUA

Publicado em 23/08/2024 11:12 e atualizado em 23/08/2024 12:28

Por Howard Schneider e Ann Saphir

JACKSON HOLE, Estados Unidos (Reuters) - O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, disse nesta sexta-feira que "chegou a hora" de o banco central dos Estados Unidos cortar sua taxa de juros, uma vez que os riscos crescentes para o mercado de trabalho não deixam espaço para mais fraqueza e a inflação está a caminho de alcançar meta de 2%, oferecendo um apoio explícito para o afrouxamento da política monetária.

"Os riscos de alta para a inflação diminuíram. E os riscos de queda para o emprego aumentaram", disse Powell em discurso no simpósio anual do Fed de Kansas City em Jackson Hole, no Estado norte-americano de Wyoming.

"Chegou a hora de ajustar a política. A direção a ser seguida é clara, e o momento e o ritmo dos cortes nos juros dependerão dos dados que chegarem, da evolução das perspectivas e do equilíbrio dos riscos."

Referindo-se às duas metas que o Fed é encarregado pelo Congresso de atingir, Powell disse que sua "confiança cresceu de que a inflação está em um caminho sustentável de volta para 2%", depois de ter subido para cerca de 7% durante a pandemia da Covid-19, enquanto o desemprego está aumentando.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe com perspectiva de corte de 0,25 ponto nos juros pelo Fed
Ibovespa fecha em queda pressionado por Petrobras e bancos, com DIs no radar
Dólar acompanha o exterior e fecha em baixa ante o real
Taxas futuras de juros sobem puxadas por dados do varejo, receio fiscal e Treasuries
Ações atingem pico de uma semana com corte de juros pelo BCE
CNI: Crise do crédito no Brasil e a necessidade de nos prepararmos para o fim da deflação chinesa