Wall St fecha em baixa antes de Simpósio de Jackson Hole e encerra série de altas
Por Stephen Culp
NOVA YORK (Reuters) - As ações dos Estados Unidos fecharam em ligeira baixa nesta terça-feira, interrompendo sua recente série de ganhos em meio a poucos catalisadores para movimentar o mercado antes do Simpósio Econômico de Jackson Hole, previsto para começar na quinta-feira.
Os três principais índices de ações norte-americanos caíram, encerrando uma alta de várias sessões em que o mercado de ações se recuperou de uma forte liquidação impulsionada por temores de recessão nos EUA.
"A semana passada foi a melhor semana do ano para as ações, o que levanta a questão de saber se a alta continuará", disse Chuck Carlson, presidente-executivo da Horizon Investment Services. "Mas não acho que o dia de hoje seja indicativo de uma mudança de tendência."
Os oito dias de ganhos diários consecutivos foram as mais longas sequências de altas para os índices S&P 500 e Nasdaq desde novembro e dezembro, respectivamente.
Na quinta-feira, representantes de bancos centrais de todo o mundo devem se reunir em Jackson Hole, Wyoming, para seu Simpósio Econômico anual, no qual o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, deve fazer comentários na sexta-feira.
O discurso de Powell será analisado pelos participantes do mercado em busca de dicas sobre o número e o momento dos cortes esperados na taxa de juros neste ano e no próximo.
Atualmente, os mercados financeiros estão precificando uma probabilidade de 69,5% de uma redução de 25 pontos-base na taxa básica do Fed ao final da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto em setembro, com 30,5% de chance de um corte de 50 pontos-base, de acordo com a ferramenta FedWatch da CME.
O Dow Jones caiu 0,15%, para 40.834,97 pontos. O S&P 500 perdeu 0,20%, para 5.597,12 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 0,33%, para 17.816,94 pontos.
Entre os 11 principais setores do S&P 500, as ações de energia sofreram a maior queda percentual, em baixa de 2,7%. O setor de produtos básicos de consumo liderou os ganhos, com alta de 0,5%.