Fed deve se movimentar de forma "consistente", e não reagir a dados de um mês, diz Goolsbee

Publicado em 02/08/2024 14:55

(Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, disse nesta sexta-feira que o banco central dos Estados Unidos deve agir de forma "consistente", rechaçando levemente a pressa do mercado em apostar que o Fed reagirá a um relatório de dados fracos de empregos de julho com um corte maior do que o habitual de 0,50 ponto percentual na taxa básica em setembro.

"Nunca queremos reagir de forma exagerada aos números de um mês", disse Goolsbee em uma entrevista à Bloomberg TV. Mesmo assim, disse ele, "o nosso objetivo absoluto agora é que queremos chegar a algo como o pleno emprego, e não ultrapassar o nível normal e deteriorar".

O Departamento do Trabalho dos EUA informou mais cedo nesta sexta-feira que os empregadores diminuíram drasticamente as contratações em julho, e a taxa de desemprego subiu para 4,3%. Isso está acima da taxa de cerca de 4,1% que autoridades do Fed estimam ser consistente com o pleno emprego, disse Goolsbee.

Ao mesmo tempo, disse, a política monetária do Fed é restritiva e rígida, alertando que a inflação caiu e o mercado de trabalho desacelerou no ano em que o Fed manteve sua taxa de juros estável, sugerindo que ele continua apoiando a política de flexibilização.

Ele se recusou a dizer quando ou em quanto o banco central deve cortar os juros, repetindo sua opinião de que não quer se amarrar a uma decisão de política monetária antes de qualquer reunião do Fed.

(Por Ann Saphir)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
undefined