Consumo de energia no Brasil cresce 6,8% no 1º semestre, diz CCEE

Publicado em 30/07/2024 15:46

SÃO PAULO (Reuters) - O consumo de energia no Brasil atingiu 71.317 megawatts médios no primeiro semestre, alta de 6,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta terça-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O aumento foi puxado pelo impacto do calor, que leva ao uso mais intenso de equipamentos de ar-condicionado nos dias mais quentes, e pelas atividades de serviços, comércio e indústria.

"Todos os 15 setores monitorados... registraram aumento no consumo de energia nos seis primeiros meses deste ano. Destaque para os ramos de Saneamento (40%), Serviços (24%) e Comércio (23%), os dois últimos também influenciados pela variação da temperatura", disse.

Nos dias mais quentes, estabelecimentos comerciais como shoppings e supermercados, além do ramo de hotelaria, costumam usar com mais intensidade aparelhos de ar-condicionado, explicou.

O ambiente regulado (atendido pelas distribuidoras) registrou consumo de 44.551 MW médios, montante 5,3% superior ao registrado na primeira metade do ano passado, enquanto o segmento livre utilizou 26.760 MW médios, quantidade 9,5% maior no comparativo anual.

A CCEE reportou ainda exportação de energia elétrica para a Argentina e o Uruguai de 136 MW médios neste primeiro semestre.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar termina sessão perto da estabilidade à espera de decisões de bancos centrais
S&P 500 e Nasdaq caem com cautela antes de balanços do setor de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com declínio de commodities e cautela antes de Fed e Copom
Taxas futuras de juros caem em sintonia com Treasuries na véspera do Copom
Consumo de energia no Brasil cresce 6,8% no 1º semestre, diz CCEE
Brasil abre 201.705 vagas formais de trabalho em junho, acima do esperado