Consumo de energia no Brasil cresce 6,8% no 1º semestre, diz CCEE

Publicado em 30/07/2024 15:46

SÃO PAULO (Reuters) - O consumo de energia no Brasil atingiu 71.317 megawatts médios no primeiro semestre, alta de 6,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta terça-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O aumento foi puxado pelo impacto do calor, que leva ao uso mais intenso de equipamentos de ar-condicionado nos dias mais quentes, e pelas atividades de serviços, comércio e indústria.

"Todos os 15 setores monitorados... registraram aumento no consumo de energia nos seis primeiros meses deste ano. Destaque para os ramos de Saneamento (40%), Serviços (24%) e Comércio (23%), os dois últimos também influenciados pela variação da temperatura", disse.

Nos dias mais quentes, estabelecimentos comerciais como shoppings e supermercados, além do ramo de hotelaria, costumam usar com mais intensidade aparelhos de ar-condicionado, explicou.

O ambiente regulado (atendido pelas distribuidoras) registrou consumo de 44.551 MW médios, montante 5,3% superior ao registrado na primeira metade do ano passado, enquanto o segmento livre utilizou 26.760 MW médios, quantidade 9,5% maior no comparativo anual.

A CCEE reportou ainda exportação de energia elétrica para a Argentina e o Uruguai de 136 MW médios neste primeiro semestre.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar recua na abertura em linha com o exterior após escolha de Trump para o Tesouro
Mercado eleva projeções para Selic e inflação em 2025, com alta do dólar, mostra Focus
Kremlin diz que círculo de Trump fala sobre acordo de paz na Ucrânia enquanto Biden amplia conflito
Minério de ferro sobe com cenário mais sólido para o aço, mas tensões comerciais limitam ganhos
Ações da China e de Hong Kong recuam com iminência de novas restrições e tarifas dos EUA
Política monetária do BCE não deve permanecer restritiva por muito tempo, diz economista-chefe
undefined