Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel

Publicado em 26/07/2024 17:40

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira que a bandeira tarifária de agosto será verde, indicando que não haverá cobrança adicional da conta de luz, devido a condições mais favoráveis para a geração de energia no país.

Em julho, a bandeira havia sido amarela pela primeira vez desde abril de 2022, com custo de 1,885 real a cada 100 kW/h consumidos.

"Com a sinalização, as contas de energia elétrica dos consumidores não terão custo extra neste próximo mês", destacou a Aneel, em comunicado.

Segundo o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, no final de junho, houve uma expectativa de menor volume de chuvas para julho, o que se confirmou na maior parte do país.

"Porém, o volume de chuvas na região Sul neste mês contribuiu para a definição da bandeira verde em agosto", acrescentou.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024