STOXX 600 tem queda semanal pressionado por ações de tecnologia

Publicado em 19/07/2024 14:17

Por Shristi Achar A e Pranav Kashyap e Shashwat Chauhan

(Reuters) - As ações europeias registraram perdas na semana pressionadas por um movimento de vendas de ações de tecnologia, alguns balanços pessimistas e queda de papéis ligados a commodities, encerrando uma semana tumultuada marcada por um apagão global de tecnologia nesta sexta-feira.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,77%, a 510,03 pontos, menor nível em mais de duas semanas e registrando um declínio semanal de mais de 2%, o maior no ano até o momento.

As negociações de petróleo, gás, energia, ações, moedas e títulos estavam voltando à normalidade depois que um amplo apagão cibernético global prejudicou operações de empresas de serviços financeiros e bancos de Londres a Cingapura, embora problemas residuais de dados tenham permanecido.

As ações de viagens e lazer estiveram entre as que mais recuaram, com uma baixa de 2,1%, pressionadas por uma queda de 8,3% na Evolution, da Suécia, depois de a empresa divulgar resultados abaixo do esperado no segundo trimestre.

Mineradoras recuaram 2,1% com a queda dos preços das commodities, devido à ausência de medidas de estímulo chinesas, enquanto as ações de pesos pesados do setor de energia perderam cerca de 1% em meio à baixa dos preços do petróleo bruto. [MET/L] [O/R]

As ações de tecnologia cederam 1% no dia e foram o setor de pior desempenho nesta semana, com uma queda de quase 9%.

Referindo-se às ações de tecnologia, Michael Field, estrategista de mercado europeu da Morningstar, disse que "quando as avaliações ficam altas, as ações ficam mais vulneráveis ao humor do mercado do que antes, e não é preciso muito para mover a agulha".

O índice de referência europeu registrou sua quinta sessão consecutiva de perdas, com investidores lidando com os acontecimentos políticos nos Estados Unidos e com a possibilidade de regras comerciais mais rígidas, o que levou a uma baixa das ações de tecnologia.

A falta de orientação política do Banco Central Europeu, após sua decisão de manter as taxas de juros inalteradas nesta semana, também aumentou a incerteza de investidores.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,60%, a 8.155,72 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,00%, a 18.171,93 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,69%, a 7.534,52 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,91%, a 34.215,84 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,54%, a 11.087,50 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,20%, a 6.802,60 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St encerra sessão volátil em baixa após apagão digital
Ibovespa fecha estável, mas tem queda semanal com fiscal no radar
Dólar sobe a despeito de anúncio sobre contenção de gastos e volta a superar R$5,60
Taxas futuras de juros fecham em alta apesar de congelamento de gastos do governo
Aumentam apelos democratas para Biden encerrar campanha, mas ele promete seguir na disputa
STOXX 600 tem queda semanal pressionado por ações de tecnologia