Wall Street despenca com aumento da ansiedade do mercado e divulgação de balanços
Por Stephen Culp
NOVA YORK - As ações dos Estados Unidos caíram nesta quinta-feira, revertendo ganhos iniciais, conforme investidores continuaram a se afastar das ações de crescimento de megacaps de preço elevado e a temporada de balanços do segundo trimestre ganhou força.
Os três principais índices de ações dos EUA sofreram perdas acentuadas, e o índice Dow Jones, em que blue-chips têm forte peso, foi o que mais caiu, interrompendo uma série de recordes consecutivos de fechamento.
O movimento de vendas foi retomado um dia depois que o índice de tecnologia Nasdaq registrou sua maior queda diária desde dezembro de 2022 e o índice Philadelphia de semicondutores sofreu sua maior queda percentual diária desde as paralisações relacionadas à pandemia em março de 2020.
A ansiedade permaneceu elevada. O índice CBOE de volatilidade do mercado, muitas vezes chamado de "índice do medo", atingiu seu nível mais alto desde o início de maio.
"Nas últimas duas semanas, vimos uma rotação para outros setores, incluindo midcaps e smallcaps, que têm sido grandes pesos nos índices", acrescentou Ghriskey. "Mas hoje isso está se revertendo. O mercado está se debatendo, tentando encontrar uma direção", disse Tim Ghriskey, estrategista sênior de portfólio da Ingalls & Snyder.
"Os investidores (estão) simplesmente recuando e dizendo 'vamos sacar agora, foi uma ótima sequência' Eles não têm certeza do que vai acontecer em termos de política", disse Ghriskey.
O Dow Jones caiu 1,29%, para 40.665,02 pontos. O S&P 500 perdeu 0,78%, para 5.544,59 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 0,7%, para 17.871,22 pontos.
Dos 11 principais setores do S&P 500, o de saúde sofreu o maior declínio percentual, enquanto o de energia foi o único a avançar.