Haddad diz ter pedido parcimônia em reavaliação da Fazenda sobre PIB

Publicado em 18/07/2024 12:33 e atualizado em 18/07/2024 14:23

 

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira que pediu parcimônia à Secretaria de Política Econômica (SPE) na revisão das projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro que será divulgada nesta tarde.

Em entrevista à imprensa, Haddad afirmou que fez o pedido de cautela apesar de dados recebidos pela pasta sustentarem uma revisão da última estimativa, feita em maio, de crescimento de 2,5% neste ano.

"Estamos recebendo informações e dados que sustentariam uma reprojeção, mas eu pedi cautela para avaliar bem se essa reprojeção deve ser feita e quando deve ser feita, mas os dados da economia estão vindo muito bem e com baixa pressão sobre os preços", disse.

A SPE divulga na tarde desta quinta-feira a revisão de sua grade de projeções que balizam a análise da trajetória das contas públicas, incluindo o PIB. Haddad havia afirmado na terça-feira ser "provável" que a pasta tenha que revisar para cima a projeção de crescimento, citando resiliência da economia frente a fatores negativos, como as enchentes no Rio Grande do Sul.

Na entrevista desta quinta, o ministro disse ainda que parte das medidas de revisão de benefícios sociais e previdenciários em avaliação pelo governo para cumprimento do arcabouço fiscal poderá ser incluída no relatório do senador Jaques Wagner (PT-BA) sobre a desoneração da folha salarial, que deve voltar a ser discutido após o recesso parlamentar, em agosto.

Ele acrescentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a adoção de medidas adicionais até agosto, se necessário, para viabilizar o fechamento das contas deste ano e a elaboração do Orçamento de 2025.

O esforço vem após Haddad ter afirmado no início do mês que Lula determinou o cumprimento do arcabouço fiscal a qualquer custo e autorizou corte de 25,9 bilhões de reais em gastos públicos para cumprir a legislação ao ajustar cadastros de benefícios sociais e previdenciários.

(Por Bernardo Caram)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo mantém projeção de alta do PIB em 2024 em 2,5% e piora expectativa para 2025
Ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi não acredita que Biden possa vencer, diz fonte da Casa Branca
Índice de ações da Europa fecha quase estável pressionado por liquidação de ações de chips
FMI diz que EUA deveriam elevar impostos e não reduzir juros antes do final do ano
Haddad diz ter pedido parcimônia em reavaliação da Fazenda sobre PIB
Ibovespa recua e perde patamar dos 129 mil pontos com preocupações com fiscal