Produção manufatureira dos EUA supera expectativas com alta de 0,4% em junho

Publicado em 17/07/2024 11:04

WASHINGTON (Reuters) - A produção nas fábricas dos Estados Unidos aumentou mais do que o esperado em junho, contribuindo para uma sólida recuperação no segundo trimestre, embora os custos mais altos de empréstimos continuem sendo uma restrição para o setor industrial.

A produção das fábricas aumentou 0,4% no mês passado, após alta revisada para cima de 1,0% em maio, informou o Federal Reserve nesta quarta-feira.

Economistas consultados pela Reuters previam alta de 0,2%, depois de um salto de 0,9% relatado anteriormente em maio. Em junho, a produção nas fábricas aumentou 1,1% na base anual.

A produção aumentou a uma taxa anualizada de 3,4% no segundo trimestre, recuperando-se da queda de 1,3% no trimestre de janeiro a março.

O setor de manufatura, que responde por 10,4% da economia, tem sido afetado pela taxa de juros mais alta, que restringe a demanda por bens e torna o investimento de capital um desafio.

No entanto, há um otimismo de que a atividade nas fábricas possa se recuperar, com a expectativa de que o banco central dos EUA inicie seu ciclo de afrouxamento da política monetária em setembro, em meio à queda da inflação.

A produção de mineração aumentou 0,3%, depois de ter caído 0,7% em maio, enquanto a de serviços públicos aumentou 2,8%, de avanço de 1,9% no mês anterior. A produção industrial geral avançou 0,6% em junho, depois de ter aumentado 0,9% em maio.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tenta se firmar no azul em dia de vencimento de opções
Comissão do Senado adia para agosto análise da PEC da autonomia financeira do BC
Nasdaq atinge mínima em duas semanas com ações de tecnologia e chips
Produção manufatureira dos EUA supera expectativas com alta de 0,4% em junho
Wall Street cai perdas em ações de chips e tecnologia