Confiança do investidor alemão tem queda forte em julho, mostra ZEW

Publicado em 16/07/2024 09:02

Por Maria Martinez

BERLIM (Reuters) - A confiança dos investidores alemães recuou mais do que o esperado em julho, registrando sua primeira queda em um ano e sugerindo que a recuperação da maior economia da zona do euro será instável.

O índice de confiança econômica caiu para 41,8 pontos, de 47,5 pontos em junho, informou o instituto de pesquisa econômica ZEW nesta terça-feira. Os analistas consultados pela Reuters previam uma leitura de 42,3 em julho.

"A perspectiva econômica está piorando", disse o presidente do ZEW, Achim Wambach, atribuindo o declínio a uma queda nas exportações em maio, à incerteza política na França e à falta de clareza sobre o futuro da política monetária do Banco Central Europeu.

O setor industrial da Alemanha está enfrentando dificuldades para sair de uma profunda recessão, com números decepcionantes de encomendas em maio.

"Isso significa que a economia alemã dependerá do consumo privado, que não será capaz de compensar o desenvolvimento moderado da indústria a ponto de registrar um forte crescimento", disse Thomas Gitzel, economista-chefe do VP Bank.

Em contrapartida, a avaliação da situação econômica atual na Alemanha melhorou ligeiramente, subindo de -73,8 no mês anterior para -68,9.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vendas no varejo caem 1,7% em dezembro, diz Stone
Ações da China ampliam perdas, Hong Kong cai pelo 6º dia com expectativa menor de corte nos juros dos EUA
Galípolo diz em carta que BC tem tomado providências para que inflação atinja a meta
Ibovespa fecha em queda com forte declínio de índices em NY
Dólar sobe quase 1% após dados de emprego nos EUA e termina semana acima de R$6,10
Taxas de juros longas sobem no Brasil após dados fortes do mercado de trabalho dos EUA
undefined