Minério de ferro cai por preocupações com demanda e estoques elevados

Publicado em 08/07/2024 08:36

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro caíram nesta segunda-feira, com a fraca demanda e os altos estoques na China, principal mercado consumidor, pesando sobre o principal ingrediente da fabricação de aço.

O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com queda de 3,3%, a 825,50 iuanes (113,56 dólares) a tonelada.

O minério de ferro de referência de agosto na Bolsa de Cingapura recuava 1,8%, a 108,4 dólares a tonelada.

As quedas ocorreram após os preços terem fechado a semana passada com ganhos, apoiados por comentários "dovish" do Federal Reserve dos EUA e pelas esperanças dos investidores de medidas adicionais para impulsionar a economia da China em uma importante reunião que ocorre de 15 a 18 de julho.

No entanto, a situação real de oferta e demanda não está melhorando e, com isso, dificilmente o nível de preços mais alto atingido na semana passada se sustentaria, disseram analistas da Xinhu Futures, citando a demanda menor do que a esperada por produtos de aço acabados recentemente.

Em meio a compras mais fracas das usinas siderúrgicas, os estoques portuários cresceram.

Os estoques nos principais portos da China subiram para 150 milhões de toneladas na sexta-feira, 25% a mais em comparação com o início deste ano e 18% a mais em comparação com o mesmo período do ano anterior, mostraram dados do provedor de informações Mysteel.

(Reportagem de Siyi Liu e Colleen Howe)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cepa de gripe aviária de vacas dos EUA tem disseminação mínima pelo ar, segundo estudo com furões
Índice europeu de ações fica estável enquanto mercados avaliam perspectivas para França
Lula diz que acordo UE-Mercosul não foi concluído por "contradições internas" de europeus
Bancos elevam previsão de crescimento da carteira de crédito para 10% em 2024, aponta pesquisa Febraban
Biden descarta desistir de candidatura em entrevista a emissora dos EUA