Dólar acelera alta e atinge R$5,70 pela 1ª vez desde janeiro de 2022

Publicado em 02/07/2024 14:24 e atualizado em 02/07/2024 15:06

(Reuters) - O dólar acelerava sua alta frente ao real nas negociações desta terça-feira e chegou a atingir a marca de 5,70 reais pela primeira vez desde janeiro de 2022, à medida que os investidores repercutiam novos ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Banco Central e suas promessas de controlar a alta da divisa norte-americana.

Às 14h11, o dólar à vista subia 0,73%, a 5,6949 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento avançava 0,71%, a 5,7155 reais na venda.

Em entrevista à rádio Sociedade pela manhã, Lula afirmou que fará "alguma coisa" em relação à alta recente do dólar ante o real e acusou o presidente do BC, Roberto Campos Neto, de ter "viés político" na condução da política monetária.

Ele também tem se recusado a oferecer medidas concretas de revisão de gastos para atingir a meta de déficit zero ao fim do ano, apesar de uma pressão cada vez maior para que o governo reduza as despesas orçamentárias.

Após o dólar abrir em baixa, a fala de Lula passou a pesar sobre os negócios ao longo da manhã e as cotações da moeda norte-americana ganharam força. Profissionais do mercado afirmaram que a possível intervenção do governo no câmbio gerava receios.

Uma das possibilidades levantadas é a de que o governo possa mexer no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações cambiais, para segurar a escalada da moeda norte-americana.

Em Brasília, porém, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou no fim da manhã que não há possibilidade de o governo mexer no IOF. Segundo ele, a melhor maneira de conter a desvalorização do real é melhorar a comunicação sobre o arcabouço fiscal e a autonomia do BC.

(Por Fernando Cardoso)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com melhora do humor local, mas feriado nos EUA reduz volume
Juros futuros despencam pelo segundo dia após Lula defender equilíbrio fiscal
Brasil tem superávit comercial de US$6,7 bi em junho e governo melhora projeção para ano
Putin diz acreditar que Trump é sincero sobre acabar com guerra na Ucrânia
Ibovespa avança em dia sem EUA e notícias sobre cortes de gastos