Minério de ferro avança após melhora de dados econômicos da China e esperanças de estímulo

Publicado em 01/07/2024 08:11 e atualizado em 01/07/2024 10:09

PEQUIM (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta segunda-feira, atingindo os níveis mais altos em quase duas semanas, ajudados por dados de atividade fabril melhores do que o esperado na China, principal mercado consumidor de minério, e pela esperança de mais medidas de estímulo na segunda maior economia do mundo no final deste mês.

O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 2,5%, a 840 iuanes (115,58 dólares) a tonelada, o nível mais alto desde 18 de junho.

O minério de ferro de referência de agosto na Bolsa de Cingapura subia quase 1,7%, a 108,4 dólares a tonelada, o maior valor desde 20 de junho.

O índice dos gerentes de compras (PMI) do setor industrial da Caixin/S&P Global subiu para 51,8 em junho, de 51,7 no mês anterior, marcando o maior aumento desde maio de 2021 e superando as previsões dos analistas de 51,2.

O PMI oficial de manufatura ficou inalterado em relação a maio, em 49,5 em junho, mostraram dados no domingo, abaixo da marca de 50 que separa o crescimento da contração e em linha com a previsão mediana de 49,5 em uma pesquisa da Reuters.

A expectativa de que a produção de metais quentes tenha uma queda significativa recuou após os mais recentes estímulos imobiliários em Pequim, disseram os analistas da Jinrui Futures em uma nota.

A capital da China, Pequim, divulgou na semana passada medidas para reduzir o custo da compra de imóveis, cortando as taxas de juros das hipotecas e a taxa mínima de entrada.

Além disso, alguns investidores e traders estão com esperanças de que mais estímulos possam ser anunciados na tão adiada reunião terceira plenária, a ser realizada de 15 a 18 de julho.

(Reportagem de Amy Lv e Mei Mei Chu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10