Minério de ferro tem ganho semanal com demanda resiliente da China e estímulo imobiliário

Publicado em 28/06/2024 08:16

 

Por Amy Lv e Mei Mei Chu

PEQUIM (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta sexta-feira e registraram aumento em base semanal, graças a um impulso do mais recente estímulo imobiliário e à demanda resiliente pelo principal ingrediente de fabricação de aço na China, principal mercado consumidor do minério, embora a persistência de estoques elevados tenha restringido os ganhos.

O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 0,18%, a 825 iuanes (113,52 dólares) a tonelada, um aumento de 0,5% na semana.

O minério de ferro de referência de agosto na Bolsa de Cingapura subia 1,09%, a 106,4 dólares a tonelada, um aumento semanal de 1,2% até o momento.

A capital da China, Pequim, juntou-se a outras três cidades para reduzir o custo da compra de imóveis, cortando as taxas de juros das hipotecas e a taxa mínima de entrada.

"Essas medidas mais recentes podem levar a um aumento nas transações de imóveis residenciais e ajudar a aliviar o pior excesso de oferta de moradias por tempo de liberação de estoques no país", disseram analistas do ANZ em uma nota.

A produção média diária de metal quente entre as siderúrgicas pesquisadas manteve-se em um nível relativamente alto de cerca de 2,39 milhões de toneladas em 27 de junho, apesar de uma queda semanal de 0,2%, segundo dados da consultoria Mysteel.

Mas os estoques portuários persistentemente elevados, que subiram 0,3%, para 149,26 milhões de toneladas, limitaram a alta dos preços.

"A emissão de títulos especiais (pela China) acelerou recentemente, mas há alguma mudança em relação ao uso, o que pode influenciar o setor de infraestrutura mais tarde", disseram analistas da GF Futures em uma nota. Os títulos especiais são normalmente usados para financiar projetos de infraestrutura.

Investidores e traders ainda estão buscando mais clareza sobre os rumos do mercado em uma terceira reunião plenária há muito adiada, a ser realizada de 15 a 18 de julho.

(Reportagem de Amy Lv e Mei Mei Chu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10