Economia do Reino Unido acelera no início de 2024
Por David Milliken
LONDRES (Reuters) - A economia do Reino Unido saiu da recessão em um ritmo mais rápido do que se pensava nos primeiros três meses deste ano, mostraram dados oficiais revisados nesta sexta-feira, mas o cenário econômico permanece frágil antes das eleições da próxima semana.
O Produto Interno Bruto britânico cresceu 0,7% nos três primeiros meses do ano em relação ao trimestre anterior, acima de uma estimativa inicial de crescimento de 0,6%, informou o Escritório Nacional de Estatísticas. O PIB caiu por dois trimestres consecutivos no segundo semestre de 2023.
Os números foram divulgados menos de uma semana antes de os britânicos votarem em uma eleição em que as pesquisas de opinião sugerem que o Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer, venceria confortavelmente o Partido Conservador do primeiro-ministro Rishi Sunak.
O cenário de crescimento no longo prazo é fraco, o que contribui para as dificuldades eleitorais de Sunak. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o PIB cresceu apenas 0,3%, acima da estimativa inicial de 0,2%.
A renda real disponível das famílias - uma medida do padrão de vida - foi 0,6% menor per capita no primeiro trimestre de 2024 do que no último trimestre de 2019, época da última eleição nacional no Reino Unido e pouco antes da pandemia da Covid-19.
"A solução para essa grande desaceleração dos padrões de vida é o teste definitivo para quem vencer a eleição", disse Adam Corlett, economista da Resolution Foundation
A economia do Reino Unido tem enfrentado dificuldades desde a última eleição, prejudicada não apenas pela pandemia - que causou um golpe duradouro na força de trabalho - mas também por um aumento na inflação após a invasão da Ucrânia pela Rússia e os atritos comerciais pós-Brexit.