Ações europeias caem pressionadas por rendimentos de títulos e com expectativa por eleição francesa

Publicado em 26/06/2024 14:18

Por Shashwat Chauhan e Jesus Calero e Shristi Achar A

(Reuters) - As ações europeias caíram nesta quarta-feira em meio à alta dos rendimentos dos títulos públicos por preocupações com as persistentes pressões globais dos preços, antes de relatório sobre a inflação nos Estados Unidos e com o foco de investidores também nas eleições francesas no fim de semana.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,56%, a 514,81 pontos, depois de reverter ganhos iniciais pressionado por uma alta nos rendimentos dos títulos em toda a zona do euro.

Relatórios mostrando um aumento na inflação na Austrália e no Canadá aumentaram o nervosismo do mercado de que as taxas de juros permanecerão elevadas por mais tempo do que o esperado.

"O mercado de títulos está fazendo com que o sentimento de risco perca força à medida que as preocupações com a inflação aumentam mais uma vez", disse Kathleen Brooks, diretora de pesquisa da XTB.

"A Austrália tem agora a taxa de inflação mais alta do mundo desenvolvido e os mercados temem que isso seja um sinal de que a inflação possa aumentar mais uma vez e inviabilizar as expectativas de corte dos juros."

O setor imobiliário, que é mais sensível aos juros,, foi um dos que mais pressionaram o índice referencial europeu, com queda de 1,2%. As ações do setor de viagens e lazer lideraram os declínios setoriais, com baixa de 1,7%.

O foco permanecia no relatório do índice de preços PCE dos EUA, na sexta-feira, que pode desempenhar um papel fundamental na avaliação da perspectiva da taxa de juros do Federal Reserve. Também no centro das atenções está o resultado do primeiro turno das eleições parlamentares antecipadas da França, em 30 de junho.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,27%, a 8.225,33 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,12%, a 18.155,24 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,69%, a 7.609,15 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,49%, a 33.541,98 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,80%, a 11.030,50 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,33%, a 6.545,95 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com Vale e Petrobras; SLC Agrícola tem alta de 3%
Wall Street abre em alta com foco em dados de emprego
Ibovespa tem variação modesta na abertura
Pressão de custos limita crescimento da indústria do Brasil em junho, mostra PMI
Dólar à vista abre em leve queda e se mantém próximo de R$5,60