Após tumulto no Conselho de Ética da Câmara, Lira apresenta medidas mais duras contra quebra de decoro

Publicado em 11/06/2024 18:23

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), apresentou nesta terça-feira a líderes de bancada um projeto de resolução que torna o Regimento Interno da Casa mais duro em relação a infrações do Código de Ética.

A apresentação do projeto ocorre cerca de uma semana após tumulto ao final de reunião do Conselho de Ética em que deputados trocaram ofensas e quase chegaram à agressão física.

"Apresentei ao Colégio de Líderes um projeto de resolução que muda o Regimento Interno da Câmara e cria medidas de suspensão do mandato e exclusão de deputado do trabalho de Comissão com a aplicação de medidas cautelares àqueles que infringirem o Código de Ética", informou o presidente da Câmara em uma publicação na rede social X.

Segundo Lira, o texto permite que a Mesa da Câmara adote medidas em caráter cautelar, caso identifique que houve quebra de decoro. A decisão poderá ser referendada ou não pelo Conselho de Ética.

"Não podemos mais continuar assistindo aos embates quase físicos que vêm ocorrendo na Casa e que desvirtuam o ambiente parlamentar, comprometem o seu caráter democrático e -- principalmente -- aviltam a imagem do Parlamento na sociedade brasileira", disse o presidente na publicação.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Instituições financeiras veem risco fiscal como o mais relevante para estabilidade, diz BC
Balança comercial brasileira tem superávit de US$4,828 bi em agosto, diz ministério
Abertura de vagas no setor privado dos EUA em agosto é a menor em 3 anos e meio
Setor de serviços dos EUA fica quase estável em agosto; emprego mostra esfriamento
Wall Street abre sem direção única após dados mistos do mercado de trabalho dos EUA
Ibovespa hesita na abertura com dados dos EUA no radar