Dólar avança em linha com ganhos no exterior em meio a dúvidas sobre economia dos EUA

Publicado em 04/06/2024 09:52 e atualizado em 04/06/2024 10:46

Por Fernando Cardoso

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar avançava ante o real nas primeiras negociações desta terça-feira e oscilava perto da marca de 5,27 reais, em linha com os ganhos da divisa norte-americana em mercados emergentes, à medida que dúvidas sobre o futuro da economia dos Estados Unidos têm deixado os investidores mais cautelosos.

Às 9h44, o dólar à vista subia 0,64%, a 5,2679 reais na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,15%, a 5,2725 reais na venda.

"Os mercados abriram com um grande tom de incerteza em relação aos dados de emprego dos EUA, o que está mantendo a busca pela segurança entre os investidores elevada", disse Eduardo Moutinho, analista de mercados do Ebury Bank.

A maior economia do planeta divulgará na sexta-feira o relatório de emprego fora do setor agrícola de maio. Ainda nesta terça-feira, os mercados analisarão números do relatório Jolts, que registra as ofertas de trabalho nos EUA.

A persistência de um mercado de trabalho bastante aquecido nos EUA tem deixado as autoridades do Federal Reserve com uma postura cautelosa em relação à trajetória da inflação de volta à sua meta de 2%, adiando o possível início de um ciclo de cortes nos juros.

Juros mais altos nos EUA jogam a favor do dólar, já que tornam os rendimentos norte-americanos mais atraentes para investidores estrangeiros.

O dólar ainda recuperava as perdas acumuladas na véspera diante de seus principais pares, quando dados mostraram que a atividade manufatureira dos Estados Unidos se contraiu ainda mais em maio, gerando expectativas sobre a possibilidade de afrouxamento monetário pelo Fed.

O índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas -- subia 0,19%, a 104,240.

Em mercados emergentes, a moeda norte-americana também avançava firmemente, principalmente após resultados eleitorais no México e na África do Sul que têm deixado os investidores mais cautelosos em relação ao futuro das economias desses países.

O dólar subia 1,28% contra o peso mexicano e tinha alta de 0,94% frente ao rand sul-africano. O dólar australiano, um tradicional medidor do apetite por risco, caía 0,69% frente à moeda dos EUA.

No cenário doméstico, o IBGE divulgou nesta terça-feira dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil para o primeiro trimestre, mostrando que a economia brasileira retomou o crescimento nos três primeiros meses deste ano.

O PIB do Brasil cresceu 0,8% no primeiro trimestre em comparação com os três meses anteriores, em resultado em linha com o esperado.

Na segunda-feira, o dólar à vista encerrou o dia cotado a 5,2346 reais na venda, em baixa de 0,31%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping