Minério de ferro cai à mínima desde abril em meio ao enfraquecimento da demanda da China

Publicado em 03/06/2024 08:08

PEQUIM (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro caíram para seus níveis mais baixos em mais de seis semanas nesta segunda-feira, com sinais de enfraquecimento da demanda de aço na China, principal mercado consumidor de minério, pesando amplamente sobre o sentimento.

O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com perda de 2,65%, a 843,5 iuanes (116,42 dólares) a tonelada, o menor valor desde 17 de abril.

O minério de ferro de referência para julho na Bolsa de Cingapura caiu 3,3%, para 111,35 dólares a tonelada, também o valor mais baixo desde 17 de abril. Os preços caíram mais de 4% na semana passada.

A pressão sobre os preços deve-se ao abrandamento sazonal da demanda de aço downstream, juntamente com o enfraquecimento dos fundamentos do principal ingrediente da fabricação de aço, disseram os analistas da Sinosteel Futures em nota.

A atividade industrial da China caiu inesperadamente em maio, segundo uma pesquisa oficial das fábricas na sexta-feira. No entanto, uma pesquisa do setor privado mostrou na segunda-feira que a atividade industrial cresceu no mês passado no ritmo mais rápido em cerca de dois anos.

O contraste apontou para um quadro misto do setor em expansão.

"A lógica de negociação do minério de ferro em junho será um jogo de dois fatores: uma política macroeconômica possivelmente melhorada elevará o valuation, enquanto o controle sobre a produção de aço bruto afetará o balanço patrimonial da siderurgia e pesará sobre o sentimento", disseram analistas da Galaxy Futures em uma nota.

O Ministério das Finanças da China alocou 6,44 bilhões de iuanes para subsidiar trocas de automóveis em 2024, informou a televisão estatal na segunda-feira.

Outros ingredientes siderúrgicos em Dalian tiveram comportamento misto, com o carvão metalúrgico subindo 0,86% e o coque caindo 1,71%.

Os analistas da Jinrui Futures preveem que o consumo de aço bruto da China em 2024 cairá 1,3% em relação ao ano anterior.

(Reportagem de Amy Lv e Mei Mei Chu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Taxas futuras de juros têm queda firme no Brasil após dados fracos do mercado de trabalho dos EUA
Petrobras está confortável com preços de combustíveis; não prevê ajustes por enquanto, diz CEO
Fazenda muda metas para dívida pública em 2024 e prevê maior participação de títulos atrelados à Selic
Reajuste de refinarias impacta no preço médio da gasolina nos postos, que fecha agosto a R$ 6,28, aponta Edenred Ticket Log
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$2,696 bi em agosto, diz BC
Índices de ações caem na Europa pressionados por papéis de tecnologia e temor com crescimento dos EUA