Setor industrial da zona do euro vê sinais de recuperação em maio, aponta PMI

Publicado em 03/06/2024 07:31

LONDRES (Reuters) - A retração do setor industrial da zona do euro pode ter dado uma guinada no mês passado, de acordo com uma pesquisa que mostrou que o volume de novos pedidos diminuiu em seu ritmo mais lento em dois anos, levando a uma melhora na confiança dos empresários.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) final do setor industrial da zona do euro do HCOB, compilado pela S&P Global, subiu para 47,3 em maio, em comparação com 45,7 em abril, abaixo da marca de 50 que indica crescimento na atividade pelo 23o mês. A leitura ficou um pouco abaixo da preliminar de 47,4.

Um índice que mede a produção saltou de 47,3 em abril para 49,3, um recorde de alta de 14 meses, embora abaixo da preliminar de 49,6.

"Este pode ser o ponto de virada para o setor industrial. A indústria está prestes a interromper o declínio da produção que tem persistido desde abril de 2023", disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.

"De forma encorajadora, a confiança dos empresários em relação à produção futura está em seu nível mais alto desde o início de 2022."

É provável que parte dessa melhoria se deva ao índice de novos pedidos - uma medida da demanda - que saltou de 44,1 para 47,3, um recorde de dois anos.

A queda dos custos de produção novamente permitiu que as fábricas reduzissem seus preços cobrados, potencialmente dando ao Banco Central Europeu espaço para reduzir as taxas de juros na quinta-feira, um movimento amplamente esperado à medida que a inflação diminui.

(Reportagem de Jonathan Cable)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa tem leve recuo, mas sela ganho semanal apoiado em estímulos na China
Dólar à vista fecha em baixa de 0,16%, a R$5,4363 na venda
Dow Jones fecha em alta recorde, com inflação moderada também impulsionando small caps
Ibovespa fecha estável, mas tem ganho semanal com estímulos da China em foco
Taxas sobem em DIs a partir de 2026 após dados fortes do mercado de trabalho
Brasil desenha proposta para atrair investimentos chineses em visita de Xi Jinping