Ibovespa fecha em queda com feriado minando apetite por risco

Publicado em 29/05/2024 17:08 e atualizado em 29/05/2024 17:38

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira, com as ações da Vale entre as maiores pressões de baixa na esteira do declínio do minério de ferro na China, enquanto o cenário externo referendou o tom cauteloso antes de feriado de Corpus Christi.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,87%, a 122.707,28 pontos, após tocar 123.780,47 pontos na máxima e 122.457,54 pontos no pior momento, mínima intradia do ano.

O volume financeiro somou 19,1 bilhões de reais, de uma média diária de 23,86 bilhões de reais no ano.

"Todo mundo quer passar o feriado tranquilo... sem carregar posição de bolsa" no feriado, afirmou o chefe da EQI Research, Luís Moran. "Ninguém quer ficar com esse risco na mão."

A bolsa paulista não abrirá na quinta-feira em razão do feriado, mas Wall Street funcionará, o que desencorajou exposições relevantes dadas as incertezas relacionadas à política monetária norte-americana.

A agenda de quinta-feira nos Estados Unidos reserva dados como os pedidos semanais de auxílio-desemprego e preliminar do desempenho do PIB no primeiro trimestre.

Mas é a pauta de sexta-feira que traz ansiedade, uma vez que está previto o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), medida de inflação preferida do Federal Reserve, que mantém o suspense sobre cortes de juros.

Em Nova York, o S&P 500, uma das referências do mercado acionário norte-americano, fechou em baixa de 0,74%, enquanto o rendimento do título de 10 anos do Tesouro dos EUA marcava 4,6137% no final o dia, de 4,542% na véspera.

No Brasil, a véspera do feriado teve uma agenda cheia de dados macroeconômicos, incluindo queda na taxa de desemprego para 7,5% no trimestre até abril e alta da dívida bruta a 76% do PIB em abril, com superávit do setor público abaixo do esperado.

A pauta ainda mostrou que o IGP-M acelerou a alta para 0,89% em maio, enquanto a confiança do setor de serviços recuou novamente em maio. O Ministério do Trabalho e Emprego ainda divulgou a abertura de 240.033 vagas formais de trabalho em abril.

 

DESTAQUES

- VALE ON recuou 1,02%, com os futuros do minério de ferro recuando pela terceira sessão consecutiva na China, onde o contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian encerrou as negociações do dia com queda de 1,11%, a 891 iuanes a tonelada, depois de cair mais de 2% na terça-feira.

- PETROBRAS PN caiu 0,13%, após duas altas seguidas, mesmo com o sinal positivo dos preços do petróleo no mercado externo. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista ao jornal francês Le Monde, publicada nesta quarta-feira, que não há mudança radical ou motivo de preocupação com a Petrobras e a empresa deve executar seu plano de investimento. Analistas do JPMorgan cortaram o preço-alvo das ações de 43,50 para 41 reais para incorporar os resultados do primeiro trimestre, reiterando recomendação "neutra".

- ITAÚ UNIBANCO PN fechou em baixa de 0,7% e BRADESCO PN perdeu 1,01%, contaminados pelo clima mais cauteloso no mercado antes do feriado na quinta-feira, quando Wall Street funcionará normalmente.

- LWSA ON subiu 3,39%, em dia de ajustes, com a perda acumulada no mês até a véspera ultrapassando 10%.

- LOJAS RENNER ON terminou com acréscimo de 1,21% após a Câmara dos Deputados aprovar taxação de 20% sobre compras internacionais de até 50 dólares. O Goldman Sachs também reiterou recomendação de "compra" para as ações, com preço-alvo de 20 reais.

- YDUQS ON recuou 3,75%, após anunciar na véspera a aquisição, por meio da subsidiária Estácio, do Instituto Cultural Newton Paiva por 49 milhões de reais. Analistas do Citi também cortaram a recomendação para as ações para "neutra" e reduziram o preço-alvo dos papéis de 20 para 14 reais.

- AZUL PN caiu 3,63%, após divulgar que está mantendo conversas independentes com a Abra, holding controladora da Gol, para "explorar eventuais oportunidades", embora não haja ainda nenhum negócio firmado entre as empresas, além do acordo de codeshare. GOL PN perdeu 10,16%.

- COSAN ON encerrou com decréscimo de 0,29%, em meio à repercussão do resultado do primeiro trimestre divulgado na noite da véspera, que mostrou prejuízo líquido de 192 milhões de reais, ante perda de 904 milhões de reais um ano antes.

- LIGHT ON, que não faz parte do Ibovespa, valorizou-se 5,31% após assembleia de credores aprovar nesta quarta-feira o plano de recuperação judicial da companhia elétrica, conforme duas fontes afirmaram à Reuters. A empresa busca reestruturar uma dívida de 11 bilhões de reais.

- GRUPO MATEUS, que não está no Ibovespa, avançou 4,53% em meio à assinatura de memorando de entendimento não vinculante para negociar a aquisição do controle da rival Novo Atacarejo, que tem operações em Pernambuco e na Paraíba.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cerca de 80 países chegam a acordo sobre comércio eletrônico, mas sem apoio dos EUA
Brasil terá bandeira verde para tarifa de energia em agosto, diz Aneel
Wall Street termina em alta com apoio de dados de inflação e ações de tecnologia
Ibovespa avança mais de 1% impulsionado por Vale e quase zera perda na semana; Usiminas desaba
Dólar acumula alta de quase 1% na semana em que real foi pressionado pelo iene
Podcast Foco no Agronegócio | Olho no mercado | Macroeconomia | Julho 2024