Ibovespa avança com endosso de Petrobras; Vale limita ganhos

Publicado em 28/05/2024 11:05 e atualizado em 28/05/2024 11:43

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa subia nesta terça-feira endossado particularmente pelas ações da Petrobras, ajudadas pela alta do petróleo e com agentes analisando declarações da nova CEO da estatal, enquanto a queda de Vale minava um desempenho mais robusto do índice.

Por volta de 10h50, o Ibovespa registrava elevação de 0,22%, a 124.768,46 pontos. O volume financeiro somava 2,8 bilhões de reais.

A agenda no Brasil destacava a alta de 0,44% do IPCA-15 em maio, após aumento de 0,21% em abril, enquanto expectativa em pesquisa da Reuters apontava 0,48%. Em 12 meses, acumulou acréscimo de 3,70%, de 3,77% em abril e expectativa de 3,72%.

A meta para a inflação em 2024 é de 3,0%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos, medida pelo IPCA.

Os números foram divulgados um dia após o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reconhecer que as expectativas de inflação se elevaram e que a credibilidade do BC contribuiu com a piora, conforme destacou a XP em relatório a clientes.

A XP mencionou ainda o fato de Campos Neto ter ressaltado o caráter técnico das decisões de juros do Comitê de Política Monetária (Copom) e que as expectativas de inflação voltarão a cair, acrescentando que a fala foi considerada menos restritiva pelo mercado.

A pauta macroeconômica doméstica desta terça-feira ainda mostrou dados sobre preços ao produtor em abril, resultado fiscal do governo central e confiança da indústria.

No exterior, Wall Street retornava do feriado do Memorial Daty com o S&P 500 perto da estabilidade e o rendimento do título de 10 anos do Tesouro norte-americano em 4,461%, de 4,473% na sexta-feira, com investidores aguardando dados de inflação na semana.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN avançava 1,59%, beneficiada pela alta do petróleo no exterior, enquanto a nova CEO da companhia, Magda Chambriard, afirmou na véspera que a política de preços de combustíveis da estatal seguirá "abrasileirada" em sua gestão, em linha com os procedimentos implantados na administração anterior. Em sua primeira entrevista a jornalistas, ela disse que não é justo "contaminar" os preços da Petrobras com as volatilidades do petróleo no mercado internacional.

- ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,54% e BRADESCO PN tinha elevação de 0,15%, ajudando a sustentar o sinal positivo do Ibovespa.

- VALE ON recuava 0,81%, pesando negativamente, uma vez que os preços futuros do minério de ferro atingiram seu nível mais baixo em uma semana na China, uma vez que a demanda por aço permaneceu fraca no país, apesar dos últimos estímulos imobiliários. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian devolveu ganhos do começo da sessão e encerrou as negociações do dia em queda de 2,11%, a 882,5 iuanes (121,78 dólares) a tonelada, o menor valor desde 20 de maio.

- VAMOS ON registrava alta de 4,29%, tendo como pano de fundo relatório de analistas do Bank of America reiterando recomendação "neutra" para as ações, mas elevando o preço-alvo dos papéis de 9,50 para 10,80 reais.

- AMERICANAS ON, que não está no Ibovespa, cedia 1,82%, após o grupo responsável por um dos maiores pedidos de recuperação judicial da história do país anunciar na noite da segunda-feira que o leilão reverso de credores aceitou propostas com descontos a partir de 73,10% na dívida da empresa, que tem um trio de bilionários como acionistas de referência.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe ante real com exterior ofuscando dados fortes do PIB
Ibovespa fecha em queda pressionado por Vale apesar de PIB acima do esperado
Governo pede ao ONS plano para segurança energética após recuo em reservatórios de usinas
Ibovespa recua com declínio de commodities, mas PIB atenua perda
Ações caem na Europa após dados dos EUA reacenderem preocupação com crescimento
Dólar vira e passa a subir frente ao real com exterior se sobrepondo a surpresa com PIB doméstico