Rio Grande do Sul: Gabinete de Crise de Santa Cruz do Sul apresenta balanço das operações na Região dos Vales

Publicado em 17/05/2024 16:05

A equipe do Gabinete de Crise de Santa Cruz do Sul apresentou o balanço das operações realizadas nesta sexta-feira (17/5), no Parque da Expoagro Afubra, na localidade de São João del Rey, em Rio Pardo. O parque é um dos quatro locais de armazenamento de mantimentos na cidade, que é o principal centro de distribuição do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari.

Desde quando foi instalado pelo governo do Estado, em 2 de maio, o gabinete recebeu 145 carretas com ajuda humanitária. Já o centro localizado em Lajeado recebeu outras 36, resultando o equivalente a 4 mil toneladas de mantimentos. No total, são cerca de 1,5 mil toneladas já doadas em 70 municípios da região e de outras localidades, como os centros de distribuição de Santa Maria e Passo Fundo.

A grande maioria dos caminhões que chegam nos depósitos são de carga mista, contendo alimentos, água, vestuário, colchões, entre outros. Segundo o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, coronel Claiton Marmitt, esse tipo de carregamento, sem pallet, requer descarregamento manual, triagem e montagem das cestas básicas e kits de higiene e limpeza por parte dos voluntários, o que leva um tempo maior para ser realizado.

“O nosso planejamento foi complexo, mas a partir do centro de logística conseguimos – através dos pedidos das prefeituras (oriundos da assistência social e da Defesa Civil) e da solicitação direta de indivíduos que não puderam entrar em contato com os órgãos locais. Atendemos inclusive municípios fora da nossa área de territorialidade regional, pois a vida humana não tem espaço geográfico, nem limite ou fronteira”, pontuou Marmitt.

Segundo o coordenador, o planejamento da Defesa Civil na região deve se estender a médio e longo prazo, já que existem comunidades que dependerão do auxílio de mantimentos. “A intenção de criar os depósitos é porque vamos passar por um processo longo, com muitas famílias necessitando por mais tempo dessa ajuda. Por esse motivo, governo federal, Estado e municípios estão juntos para dar suporte”, concluiu.

“Todos os donativos que o nosso Estado vem recebendo da iniciativa privada ou de outros entes federais terão como destino a população que foi afetada pelos eventos meteorológicos”, garantiu a diretora-geral do Gabinete do Vice-Governador, Daniela Machado.

O Gabinete do Vice-Governador, Gabriel Souza, coordena os trabalhos na base de Santa Cruz do Sul. Gabriel liderou as ações in loco até 7 de maio, quando assumiu a coordenação do Gabinete de Crise da Região Metropolitana de Porto Alegre. Contudo, equipes ligadas a ele seguem à frente das operações no Vale do Rio Pardo. A ação realizada em Santa Cruz do Sul conta, diariamente, com a participação de 80 voluntários, além do efetivo do Exército Brasileiro.

Fonte: Governo do RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta determina ressarcimento a produtor rural em caso de perdas decorrentes da falta de luz
Lula diz não ter decisão sobre nomes para o BC e espera Haddad
BC faz ajustes em segurança do Pix e estabelece junho de 2025 para lançamento de Pix Automático
Kamala chama legado de Biden de "inigualável" conforme lança sua campanha presidencial
Lula diz que governo fará bloqueio orçamentário "sempre que precisar"
Lula se diz assustado com retórica de Maduro e pede respeito a resultado da eleição na Venezuela