Ações europeias fecham no maior nível em uma semana; Indra sobe

Publicado em 06/05/2024 14:04

Por Ankika Biswas e Johann M Cherian

(Reuters) - As ações europeias fecharam em seus níveis mais altos em uma semana nesta segunda-feira, com o otimismo de investidores em relação a cortes nas taxas de juros pelos principais bancos centrais globais voltando à tona, enquanto a empresa espanhola de defesa Indra saltou após um forte lucro no primeiro trimestre.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,53%, a 508,22 pontos, com o setor de seguros na liderança dos ganhos, com um avanço de 1,6%. O mercado do Reino Unido está fechado devido a um feriado bancário.

Apoiando o sentimento, as autoridades do Banco Central Europeu (BCE) Philip Lane, Gediminas Simkus e Boris Vujcic disseram separadamente que os dados mais recentes de inflação e crescimento consolidaram sua crença de que a inflação voltará à meta de 2% do banco central até meados do próximo ano.

As ações europeias perderam parte de seu brilho do início do ano devido a incertezas, incluindo a saúde das empresas europeias, as tensões no Oriente Médio e as perspectivas da política monetária do BCE para além de junho.

"A preocupação do BCE é que, se as taxas salariais negociadas continuarem a subir acentuadamente, poderá ser mais difícil manter o risco de inflação sob controle", disseram analistas do Scotiabank em nota.

O STOXX 600 tem alta de cerca de 6% no acumulado do ano, ficando atrás do avanço de mais de 8,1% de seu par de referência nos Estados Unidos, o S&P 500, cuja alta também foi interrompida devido a dúvidas sobre o momento do primeiro corte da taxa de juros do Federal Reserve.

Entre as ações individuais, a Indra subiu 8,8%, depois que a empresa de defesa e tecnologia divulgou um aumento de 40% no lucro líquido do primeiro trimestre, apoiado por encomendas fortes conforme tensões globais estimulam a demanda por defesas aéreas.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,96%, a 18.175,21 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,49%, a 7.996,64 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,06%, a 33.986,90 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,58%, a 10.917,50 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 teve variação positiva de 0,06%, a 6.652,71 pontos.((Tradução Redação Brasília)) REUTERS VB CMO

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto