OCDE melhora perspectiva de crescimento global por desempenho dos EUA

Publicado em 02/05/2024 07:35 e atualizado em 02/05/2024 08:28

 

Por Leigh Thomas

PARIS (Reuters) - A economia global está crescendo mais rápido do que o esperado há apenas alguns meses graças à atividade resiliente dos Estados Unidos, enquanto a inflação está convergindo mais rapidamente do que o esperado com as metas dos bancos centrais, disse a OCDE nesta quinta-feira, atualizando suas perspectivas.

A economia global vai manter a taxa de crescimento de 3,1% observada no ano passado e irá acelerar marginalmente para 3,2% no próximo ano, informou a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, atualizando as previsões de fevereiro de crescimento de 2,9% este ano e 3% em 2025.

Uma queda mais rápida do que a esperada na inflação preparou o terreno para que os principais bancos centrais iniciassem cortes nas taxas de juros no segundo semestre do ano, ao mesmo tempo em que alimentou ganhos na renda dos consumidores, disse a OCDE em sua mais recente Perspectiva Econômica.

Entretanto, a velocidade das recuperações diverge amplamente, alertou a OCDE, dizendo que a lentidão persistente na Europa e no Japão está sendo compensada pelos Estados Unidos, cuja previsão de crescimento foi elevada para 2,6% este ano, em comparação com a estimativa anterior de 2,1%.

No próximo ano, espera-se que o crescimento dos EUA arrefeça para uma taxa de 1,8%, um pouco acima dos 1,7% estimados em fevereiro.

Para o Brasil, a OCDE passou a ver expansão de 1,9% em 2024 e de 2,1% em 2025, de 1,8% e 2% respectivamente na projeção anterior.

Impulsionada pelo estímulo fiscal, a economia da China também deverá crescer mais rápido do que o esperado, com uma previsão de expansão de 4,9% em 2024 e 4,5% em 2025, em comparação com 4,7% e 4,2%, respectivamente, em fevereiro.

Embora a fraqueza da Alemanha continue a pesar sobre a zona do euro como um todo, o crescimento do bloco foi projetado em 0,7% este ano e 1,5% no próximo ano, já que a inflação mais baixa aumenta o poder de compra das famílias e abre caminho para cortes nas taxas. A OCDE havia previsto anteriormente um crescimento da zona do euro de 0,6% este ano e 1,3% em 2025.

A perspectiva para o Reino Unido foi uma das poucas a ser rebaixada, com a OCDE prevendo agora expansão de apenas 0,4% este ano, em comparação com 0,7% anteriormente. Conforme as taxas de juros comecem a cair a partir do terceiro trimestre deste ano, o crescimento do Reino Unido foi estimado em 1% em 2025, em comparação com 1,2% previstos em fevereiro.

Enquanto isso, no Japão os ganhos de renda, a política monetária frouxa e os cortes temporários de impostos ajudarão a taxa de crescimento a acelerar de 0,5% em 2024 para 1,1% em 2025, em comparação com as previsões de 1% para ambos os anos anteriormente, informou a OCDE.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto