Ações europeias fecham abaixo das máximas após dados de inflação da Alemanha; Deutsche Bank cai

Publicado em 29/04/2024 14:28

Por Ankika Biswas e Johann M Cherian

(Reuters) - As ações europeias fecharam abaixo das máximas do dia nesta segunda-feira depois que a Alemanha divulgou uma inflação maior do que a esperada, enquanto o Deutsche Bank teve seu pior dia em mais de um ano com o ressurgimento das preocupações com a aquisição do Postbank.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,1%, depois de registrar seu primeiro ganho semanal em quatro semanas na sexta-feira.

O STOXX 600 perdeu um pouco de força em abril, depois de cinco meses consecutivos de ganhos, influenciado pelas taxas de juros ainda altas, pelas tensões no Oriente Médio e pela incerteza quanto às perspectivas de política monetária do Banco Central Europeu. O índice de referência europeu está a caminho de seu pior mês em meio ano, se as perdas se mantiverem.

O índice alemão DAX caiu 0,3% depois que dados preliminares da Alemanha mostraram que a inflação nacional aumentou ligeiramente em abril devido ao aumento dos preços dos alimentos e a uma queda menor nos preços da energia do que nos meses anteriores. Os números foram apresentados antes da divulgação da inflação na zona do euro na terça-feira.

"A tendência geral da inflação alemã é de queda... isso deve permitir que o BCE dê sequência ao primeiro corte na taxa de juros em junho com mais cortes, embora a resistência da inflação de serviços crie alguma incerteza sobre o ritmo após junho", disse Anja Sabine Heimann, economista do HSBC.

Os mercados estão precificando cerca de 66 pontos-base de cortes nas taxas do BCE até o final do ano, de acordo com dados do LSEG.

O Deutsche Bank caiu 8,6%, uma vez que o banco informou que uma provisão legal que fará sobre um litígio relativo à aquisição do Postbank prejudicará sua lucratividade no segundo trimestre e no ano inteiro.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,09%, a 8.147,03 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,24%, a 18.118,32 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,29%, a 8.065,15 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,14%, a 34.296,31 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,48%, a 11.100,80 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 1,03%, a 6.680,62 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto