CCJ aprova medida para combater invasões de propriedades urbanas e rurais

Publicado em 23/04/2024 20:21 e atualizado em 24/04/2024 07:26
Proposta impede invasores de terra de participarem de programas sociais e ocupar cargos públicos

Em uma votação expressiva de 38 a 8, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), presidida pela deputada Caroline de Toni (PL-SC), na Câmara dos Deputados,  aprovou, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei 709/23 que visa impedir invasores de propriedades particulares de receberem benefícios de programas assistenciais federais e ocuparem cargos públicos. Proposto pelo deputado Marco Pollon (PL-MT) e relatado por Ricardo Salles (PL-SP), o projeto faz parte do pacote anti-invasão.

A medida também abrange os condenados por esbulho possessório, definido como suprimir ou deslocar sinais de propriedade para se apropriar de imóveis alheios, com pena de detenção de um a seis meses e multa. Para Pollon, é um ultraje permitir que criminosos se beneficiem de programas assistenciais financiados pela população.

“Trata-se de um ultraje ao estado democrático de direito permitir que agentes criminosos se beneficiem de programas assistenciais financiados pela população de bem. O Estado não pode se prestar ao papel de financiador do bem-estar de delinquentes”, disse o autor do projeto, deputado Marcos Pollon.

Ricardo Salles destacou a importância da proposta em um país onde a agropecuária é vital para a economia, ressaltando a continuidade do setor mesmo em momentos desafiadores, como a pandemia de Covid-19 e conflitos internacionais.

“O setor continuou fornecendo alimentos de qualidade a preços competitivos, empregando, desenvolvendo e sendo um exemplo de economia sustentável, economicamente equilibrada e absolutamente alinhada com os melhores interesses do nosso país”, pontuou o parlamentar.

Além do PL 709/23, outros projetos relacionados foram apensados, reforçando o compromisso legislativo com a defesa da propriedade privada. Salles ressaltou que os crimes contra a propriedade atrapalham o desenvolvimento do país, algo defendido tanto pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Lupion (PP-PR), quanto pelo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Zucco.

“Como reiteradamente defendido pelo nosso presidente da Frente Parlamentar, deputado Lupion (PP-PR), e muito bem defendido e esclarecido pelo presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Zucco, os crimes contra a propriedade privada e pública atrapalham o desenvolvimento do nosso país, razão pela qual acolhemos aqui nesse projeto de lei”, ressaltou o relator da proposta, Ricardo Salles.

Fonte: Agência FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Proposta determina ressarcimento a produtor rural em caso de perdas decorrentes da falta de luz
Lula diz não ter decisão sobre nomes para o BC e espera Haddad
BC faz ajustes em segurança do Pix e estabelece junho de 2025 para lançamento de Pix Automático
Kamala chama legado de Biden de "inigualável" conforme lança sua campanha presidencial
Lula diz que governo fará bloqueio orçamentário "sempre que precisar"
Lula se diz assustado com retórica de Maduro e pede respeito a resultado da eleição na Venezuela