China mantém taxas de empréstimo de referência, em linha com expectativas

Publicado em 22/04/2024 07:32

 

XANGAI/CINGAPURA (Reuters) - A China manteve as taxas de referenciais de empréstimos em uma fixação mensal nesta segunda-feira, em linha com as expectativas do mercado.

A taxa primária para empréstimos (LPR) de um ano foi mantida em 3,45%, enquanto a LPR de cinco anos permaneceu em 3,95%.

Em uma pesquisa da Reuters com 30 observadores do mercado realizada na semana passada, todos os entrevistados esperavam manutenção das taxas.

A decisão sobre a taxa LPR ocorre depois que a China divulgou dados econômicos animadores sobre o primeiro trimestre, o que elimina a urgência de Pequim em liberar estímulos monetários para ajudar na recuperação econômica.

Enquanto isso, o enfraquecimento do iuan, a incerteza quanto ao momento do primeiro corte da taxa de juros pelo Federal Reserve e a queda das margens líquidas de juros dos bancos comerciais continuam a restringir os esforços de flexibilização.

Com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre excedendo a meta anual de "cerca de 5%", analistas de mercado e operadores esperam que a postura de política monetária permaneça inalterada na próxima reunião do Politburo.

A maioria dos empréstimos novos e pendentes na China tem como base a LPR de um ano, enquanto a taxa de cinco anos influencia o preço das hipotecas.

(Reportagem de Winni Zhou e Tom Westbrook)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto