Ibovespa sobe em dia de vencimento de opções sobre ações; Petz dispara
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta sexta-feira, marcada por vencimento de opções sobre ações, com as atenções voltadas para o noticiário sobre a situação no Oriente Médio, enquanto no Brasil o destaque ficava por conta das ações da Petz, que dispararam após a companhia anunciar acordo para fusão com a Cobasi.
Às 10h46, o Ibovespa subia 0,6%, a 124.940,73 pontos, mas ainda a caminho de registrar queda na semana. O volume financeiro somava 2,5 bilhões de reais.
"O que deve movimentar os mercados hoje, principalmente, é o contexto de guerra entre Israel e o Irã", afirmou Pedro Marcatto, operador de renda variável da B.Side Investimentos.
Durante a madrugada, relatos de explosões em uma cidade iraniana, no que fontes descreveram como um ataque israelense, geraram temores de uma escalada do conflito, levando os preços do petróleo a dispararem no mercado internacional.
Posteriormente, Teerã minimizou o incidente e indicou que não tinha planos de retaliação, o que arrefeceu o avanço da commodity.
O índice de volatilidade da B3, que mede a volatilidade de curto prazo implícita nos preços das opções do Ibovespa, subia 2,21%.
Na agenda doméstica, sem grandes indicadores a serem divulgados, as atenções devem se voltar para os compromissos do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em Washington ao longo do dia.
Em Wall Street, os principais índices acionários operavam sem direção única, com o S&P 500 em baixa de 0,12%, em semana marcada por incertezas em relação à inflação nos Estados Unidos.
DESTAQUES
- PETZ ON disparava 35,43%, a 4,74 reais, após saltar mais de 40% mais cedo, com anúncio de que acertou um memorando de entendimento não vinculante junto com a Cobasi para combinarem seus negócios. As duas empresas estão entre as maiores companhias do setor de produtos e serviços para animais de estimação no Brasil.
- VALE ON operava com variação negativa de 0,03%, a 62,32 reais, conforme os futuros do minério de ferro voltaram a recuar na Ásia, com o contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrando as negociações do dia com queda de 0,34%, a 871 iuanes (120,30 dólares) a tonelada. Em Cingapura, o vencimento de referência caiu 0,12%, a 116,7 dólares a tonelada.
- PETROBRAS PN subia 0,7%, a 40,13 reais, em meio à volatilidade dos preços do petróleo no exterior, após tensões no Oriente Médio durante a madrugada elevarem o petróleo em mais de 3 dólares. O contrato de Brent operava próximo da estabilidade, com acréscimo de 0,08%, a 87,18 dólares o barril. PETROBRAS ON avançava 1,05%, a 41,48 reais.
- ITAÚ UNIBANCO PN mostrava estabilidade, a 31,75 reais, enquanto BRADESCO PN cedia 0,29%, a 13,73 reais.
- OI ON e OI PN, que não estão no Ibovespa, subiam 1,41% e 1,57%, respectivamente, após credores aprovarem plano de recuperação judicial da companhia, o segundo processo consecutivo enfrentado pela Oi desde que um primeiro pedido foi feito em 2016.
Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em
Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em
(Reportagem de Patricia Vilas Boas)