Vale eleva em 6,1% produção de minério de ferro no 1ª tri; vendas disparam
Por Marta Nogueira e Gabriel Araujo
RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale publicou nesta terça-feira um aumento de 6,1% em sua produção de minério de ferro entre janeiro e março ante o mesmo período de 2023, com o impulso no desempenho de sua importante mina S11D, no Pará, enquanto as vendas no período dispararam.
A produção de minério de ferro da Vale nos primeiros três meses do ano somou 70,84 milhões de toneladas, disse a empresa em seu relatório de produção e vendas.
As vendas, por sua vez, avançaram 14,7%, para 63,83 milhões de toneladas.
O trimestre encerrado em 31 de março foi "marcado por vendas robustas de minério de ferro... e pela melhoria consistente nas operações", disse a companhia, citando que o desempenho de S11D foi o "principal destaque positivo", pois alcançou a maior produção de um primeiro trimestre desde 2020.
A mina S11D produziu 17,7 milhões de toneladas entre janeiro e março, alta de 8,5% na comparação com o mesmo período um ano antes, informou a Vale.
A Vale observou que seu "forte desempenho" na comercialização da commodity no trimestre foi impulsionado pela ausência de restrições de carregamento portuário que impactaram negativamente seu porto de Ponta da Madeira no início de 2023.
"A diferença entre a produção e as vendas é explicada pelos efeitos da cadeia de valor da Vale e pela formação de estoques de cargas em trânsito para os centros de distribuição", explicou a companhia.
A produção de pelotas da Vale nos primeiros três meses do ano totalizou 8,5 milhões de toneladas, alta de 2% versus igual período do ano passado, impulsionada pela maior disponibilidade de pellet feed.
Uma das maiores produtoras globais de minério de ferro, a mineradora espera que a sua produção total da commodity atinja entre 310 milhões e 320 milhões de toneladas este ano, uma perspectiva estável em comparação com a meta do ano passado, que foi superada.
O preço médio realizado de finos de minério de ferro no primeiro trimestre foi de 100,7 dólares por tonelada, ante 108,6 dólares no mesmo período de 2023, com impactos de ajustes provisórios nos preços devido a valores futuros menores no último dia do trimestre do que a média do trimestre, disse a empresa.
A Vale também produziu 39,5 mil toneladas de níquel nos três meses encerrados em 31 de março, queda de 3,7% na base anual, com recuo de 17,5% nas vendas, para 33,1 mil toneladas.
A produção de cobre, por sua vez, totalizou 81,9 mil toneladas, alta de 22,2% ante um ano antes, disse a empresa. As vendas subiram 22,5%, na mesma comparação, para 76,8 mil toneladas.
(Por Marta Nogueira e Gabriel Araujo)