Ações caem com escalada de tensões no Oriente Médio e alta de yields de Treasuries

Publicado em 15/04/2024 17:58

Por Chuck Mikolajczak

NOVA YORK (Reuters) - As ações dos Estados Unidos fecharam em forte queda nesta segunda-feira, depois que um impulso inicial ditado por um forte relatório de vendas no varejo deu lugar a um salto nos rendimentos dos Treasuries e a preocupações sobre a escalada das tensões geopolíticas entre Irã e Israel.

As ações abriram em alta em parte depois que dados mostraram que a as vendas varejistas aumentaram mais do que o esperado em março.

Mas os ganhos diminuíram devido a preocupações com a possibilidade de as hostilidades entre Israel e Irã continuarem a aumentar e a um salto dos rendimentos dos Treasuries, com a nota de dez anos atingindo seu nível mais alto desde novembro.

"Todas as questões geopolíticas causarão tensão e ansiedade no mercado, e a percepção de que os juros não cairão tão cedo deve estar finalmente se tornando evidente, e é isso que o mercado de títulos está dizendo, que os juros subirão", disse Ken Polcari, sócio-gerente da Kace Capital Advisors.

O Dow Jones caiu 0,65%, para 37.735,11 pontos. O S&P 500 perdeu 1,20%, para 5.061,82 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq teve baixa de 1,79%, para 15.885,02 pontos.

O S&P 500 recuou 2,64% nas duas últimas sessões, a maior queda em dois dias desde o início de março de 2023. O índice também fechou abaixo de sua média móvel de 50 dias, um nível de suporte técnico, pela primeira vez desde 2 de novembro.

Israel enfrentou uma pressão crescente dos aliados para mostrar moderação e evitar uma escalada do conflito no Oriente Médio, ao considerar como responder ao ataque de mísseis e drones do Irã no fim de semana, lançado após um suposto ataque israelense à sua embaixada.

Cada um dos 11 principais setores do S&P apresentou queda, com os de imóveis, que são mais sensíveis aos juros, e de serviços públicos entre os de pior desempenho.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dow Jones atinge recorde de fechamento após dados econômicos favoráveis dos EUA
Dólar à vista fecha em alta pela 5ª sessão apesar de intervenções do BC
Ibovespa tem melhor mês do ano com expectativa sobre juros nos EUA
Taxas longas de juros futuros disparam com temor fiscal após alta da dívida bruta no Brasil
S&P fecha em alta após dados econômicos favoráveis dos EUA
Desemprego baixo não provoca "inflação grande" em serviços, mas preocupa, diz Campos Neto