Confiança do consumidor dos EUA supera estimativas em março e tem máxima em quase três anos

Publicado em 28/03/2024 11:32

(Reuters) - A confiança do consumidor dos Estados Unidos aumentou inesperadamente em março, atingindo o valor mais alto em quase três anos, graças, em parte, à crescente confiança de que a inflação continuará diminuindo.

O Índice de Confiança do Consumidor da Universidade de Michigan subiu para uma leitura final para o mês de 79,4, a mais alta desde julho de 2021, em relação aos 76,9 de fevereiro.

A leitura superou as estimativas de 76,5 em uma pesquisa da Reuters com economistas, mesmo valor da preliminar de março divulgada há duas semanas.

As avaliações dos consumidores sobre as condições atuais e as perspectivas econômicas melhoraram em relação à leitura de meados do mês de março e à de fevereiro.

As expectativas de inflação em um horizonte de um ano caíram de 3,0% em fevereiro para 2,9%, igualando-se à leitura de janeiro, que havia sido a mais baixa desde dezembro de 2020. Em um horizonte de cinco anos, os consumidores veem redução da inflação para 2,8%, de 2,9% no mês passado.

(Reportagem de Dan Burns)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha estável ante real em dia de queda de commodities e dados fracos dos EUA
Taxas futuras de juros têm queda firme no Brasil após dados fracos do mercado de trabalho dos EUA
Petrobras está confortável com preços de combustíveis; não prevê ajustes por enquanto, diz CEO
Fazenda muda metas para dívida pública em 2024 e prevê maior participação de títulos atrelados à Selic
Reajuste de refinarias impacta no preço médio da gasolina nos postos, que fecha agosto a R$ 6,28, aponta Edenred Ticket Log
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$2,696 bi em agosto, diz BC