Confiança do consumidor no Brasil melhora em março pela 1ª vez no ano, mostra FGV

Publicado em 22/03/2024 08:22

 

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança dos consumidores brasileiros aumentou em março pela primeira vez neste ano, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta sexta-feira.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês alta de 1,6 ponto, chegando a 91,3 pontos, após duas quedas seguidas.

"A alta da confiança dos consumidores foi motivada pela melhora de todos os quesitos que compõem o indicador, com exceção ao de intenção de compra de bens duráveis que recuou fortemente no mês. Esse é o primeiro resultado positivo do ano, elevando o indicador de um nível pessimista para moderadamente pessimista, acima dos 90 pontos", ressaltou em nota Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.

O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,1 pontos, para 80,7 pontos, segunda alta consecutiva, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,2 ponto, para 99,1 pontos.

"Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelado às limitações financeiras das famílias, como sugere a manutenção do indicador de situação financeira atual em níveis historicamente baixos", completou Gouveia.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar tem queda forte e fecha abaixo de R$5,60 após dados fracos dos EUA
Instituições financeiras veem risco fiscal como o mais relevante para estabilidade, diz BC
Superávit comercial do Brasil despenca 50% em agosto, para US$4,8 bi, diz MDIC
Abertura de vagas no setor privado dos EUA em agosto é a menor em 3 anos e meio
Setor de serviços dos EUA fica quase estável em agosto; emprego mostra esfriamento
Wall Street abre sem direção única após dados mistos do mercado de trabalho dos EUA