Tesouro estuda emitir títulos sustentáveis em reais para balizar mercado doméstico

Publicado em 19/03/2024 10:16 e atualizado em 19/03/2024 11:15

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - Após o lançamento no mercado internacional de títulos de dívida pública em dólar vinculados a compromissos socioambientais, o Tesouro Nacional avalia emitir papeis sustentáveis em reais, disse à Reuters o subsecretário da Dívida Pública da pasta, Otávio Ladeira.

“Estamos estudando o tema, como um segundo passo, após a consolidação das emissões sustentáveis em dólares”, afirmou.

O estudo, inicialmente noticiado pelo jornal Folha de S.Paulo, vem após o Tesouro entrar no mercado dos chamados títulos verdes com uma emissão que levantou 2 bilhões de dólares em novembro de 2023, operação considerada bem-sucedida.

O Ministério da Fazenda vem argumentando que o objetivo principal desses lançamentos não é gerar caixa para o governo, mas balizar operações similares pelo setor privado. Portanto, a emissão doméstica serviria para nortear emissões de títulos de dívida por empresas no mercado brasileiro.

Ladeira ressaltou que um possível lançamento de títulos sustentáveis em reais ainda não é um plano concreto e depende de estudos do Tesouro sobre o tema.

As emissões verdes são parte do plano de transformação ecológica do governo, colocado como prioridade pela equipe econômica, e são guiadas por um arcabouço no qual o Tesouro apresenta compromissos vinculados à arrecadação gerada pelas operações, como a destinação de recursos a programas sociais e ao financiamento de infraestrutura sustentável.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10