Nasdaq resolve falha técnica de duas horas que atingiu conectividade

Publicado em 18/03/2024 09:31 e atualizado em 18/03/2024 10:02

Por Niket Nishant

(Reuters) - A Nasdaq, que hospeda alguns dos maiores gigantes da tecnologia dos EUA em sua bolsa, disse nesta segunda-feira que resolveu um problema relacionado à conectividade e a ordens de ações após mais de duas horas e afirmou que todos os sistemas estão operando normalmente.

A empresa não deu detalhes sobre a gravidade do problema, a segunda falha técnica em meses, mas disse que está relacionada ao mecanismo de correspondência - sistemas de software que combinam ordens de compra e venda em uma bolsa. O incidente começou na madrugada, de acordo com o site da bolsa.

Milhares de ações estão listadas na Nasdaq, inclusive as de Apple, Tesla e Nvidia.

As falhas técnicas nas bolsas de valores podem tumultuar os mercados, afetar a confiança dos operadores e atrair fiscalização da SEC.

No ano passado, uma falha na Bolsa de Valores de Nova York impediu a abertura de leilões de uma série de ações, o que provocou a interrupção generalizada das negociações, confusão sobre se as ordens estavam sendo atendidas com os preços corretos e problemas em negociações de mais de 250 títulos.

"O mercado de ações Nasdaq resolveu problemas de mecanismo de correspondência e todos os sistemas estão operando normalmente", disse a empresa em seu site.

O operador da bolsa relatou problemas semelhantes em dezembro, quando as ordens de ações foram afetadas e mais de 50 clientes da bolsa foram afetados.

A falha desta segunda-feira afetou as ordens enviadas por meio do sistema de processamento "RASH FIX". FIX, ou Financial Information Exchange, é um protocolo que define uma troca de mensagens eletrônicas para a comunicação de transações de títulos entre duas partes.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10