Safras ajusta em 0,3% estimativa de colheita de soja do Brasil, vê melhora em MT

Publicado em 15/03/2024 14:59 e atualizado em 15/03/2024 15:41

 

SÃO PAULO (Reuters) - A produção de soja do Brasil em 2023/24 deverá totalizar 148,6 milhões de toneladas, ajuste de apenas 0,32% na estimativa na comparação com o número previsto em fevereiro, de acordo com levantamento da consultoria Safras & Mercado divulgado nesta sexta-feira.

Com a colheita já tendo superado 50% da área plantada do país, a previsão indica uma redução de 5,8% sobre a safra da temporada anterior, que somou um recorde de 157,8 milhões de toneladas, segundo a Safras.

Foram feitos "ajustes finos" em produtividades médias esperadas para alguns Estados, mas sem grandes alterações, após a safra ter sido reduzida de forma mais acentuada anteriormente por problemas climáticos como a seca.

"O avanço da colheita, que já supera metade da área, começa a revelar a realidade das lavouras nos principais Estados do país. E, de uma forma geral, nota-se que as lavouras semeadas mais tardiamente foram beneficiadas por uma maior umidade que atingiu principalmente o Centro-Norte do país a partir de janeiro", disse o analista de Safras, Luiz Fernando Roque.

Segundo ele, esse comportamento levou a uma condição melhor para o desenvolvimento das plantações em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Estados das regiões Norte e Nordeste.

A Safras elevou a previsão de colheita de Mato Grosso. No lado negativo, reduziu o potencial produtivo do Paraná devido ao clima irregular.

"Nos Estados das regiões Norte e Nordeste, destaca-se a manutenção do potencial produtivo diante da melhora climática, e abre-se a possibilidade de surpresas positivas nas próximas atualizações", conclui o analista.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10