Ibovespa tem oscilação modesta com vencimento de opções e balanços no radar

Publicado em 15/03/2024 10:58

 

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa tinha variações modestas nesta sexta-feira, marcada por vencimento de opções sobre ações na B3, com agentes financeiros repercutindo resultado corporativos enquanto se preparam para os desfechos de reuniões de política monetária no Brasil e nos Estados Unidos na próxima semana.

Às 10h45, o Ibovespa caía 0,27%, a 127.340,34 pontos, caminhando para terminar a semana quase no zero a zero (+0,2%). Na máxima do dia até o momento, marcou 127.957,49 pontos. No pior momento, registrou 127.340,34 pontos. O volume financeiro nesta sessão somava 2,77 bilhões de reais.

"Todos os olhos estão voltados para a reunião do Fomc da próxima semana", afirmou a analista sênior do Swissquote Bank Ipek Ozkardeskaya, referindo-se ao Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve, que terá o desfecho de seu encontro conhecido na quarta-feira.

Ozkardeskaya acrescentou que o Fed irá atualizar o seu "dot plot" (gráfico de pontos) após ter visto uma aceleração na inflação por dois meses e dados robustos sobre o mercado de trabalho, entre outros dados.

"Há uma hipótese de vermos a previsão mediana mostrar não mais do que dois cortes de taxas previstos pelos membros da Fed para o ano – em vez de três traçados no 'dot plot' (da reunião) de dezembro", avaliou Ozkardeskaya em comentário enviado a clientes nesta sexta-feira.

"Nós vamos para a reunião do Fomc da próxima semana com uma inclinação 'hawkish', sabendo que é sempre melhor para a Fed não agir demasiado cedo do que ser forçado a fazer uma inversão de rumo no caminho."

Em Wall Street, o S&P 500 recuava 0,56% nos primeiros negócios, com a pauta do dia nos EUA mostrando desaceleração na alta dos preços de importados em fevereiro ante janeiro, enquanto a produção industrial cresceu no mês passado ante previsão de estabilidade.

O rendimento do título de 10 anos do Tesouro norte-americano marcava 4,3103%, de 4,298% na véspera.

No Brasil, o mercado se prepara para a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central também na quarta-feira, com todos os 47 economistas consultados de 11 a 14 de março pela Reuters estimando um corte de 0,50 ponto percentual na taxa Selic pela sexta vez seguida, a 10,75%.

A dúvida é se o BC alterará a orientação, também dada desde agosto do ano passado, de que antevê cortes de 0,50 ponto nas "próximas reuniões" - o que implica pelo menos duas reduções adicionais desse valor.

Nesta sexta-feira, a pauta doméstica mostrou que o setor de serviços registrou crescimento do volume em janeiro pelo terceiro mês seguido, de 0,7% ante o mês anterior, iniciando 2024 com desempenho bem melhor do que o esperado, com impulso de cinemas e streamings em razão das férias.

DESTAQUES

- YDUQS ON recuava 9,01%, a 19,30 reais, após registrar prejuízo líquido de 120,3 milhões de reais no quarto trimestre do ano passado, acima da perda de 84,3 milhões registrada um ano antes. O grupo de educação, contudo, estimou crescimento de dois dígitos no lucro líquido ajustado do primeiro trimestre deste ano sobre o mesmo período de 2023. No ano passado, a companhia teve lucro ajustado de 156 milhões de reais nos primeiros três meses do ano. A empresa aposta na redução de alavancagem e no cenário macro mais favorável para melhorar seu resultado.

- LOJAS RENNER ON caía 4,85%, a 15,71 reais, após divulgar na véspera lucro líquido de 526,9 milhões de reais no quarto trimestre, alta de 9,4% ano a ano, assim como juros sobre o capital próprio de 143,7 milhões. A varejista de vestuário também anunciou que seu atual presidente do conselho de administração e ex presidente-executivo, José Galló, deixará o colegiado após assembleia convocada para 18 de abril. Galló atuou como presidente-executivo da Renner por 27 anos até 2019, e comandou o conselho por mais cinco anos.

- EZTEC ON perdia 3,05%, a 16,51 reais, revertendo a alta da abertura, mesmo após a empresa do ramo imobiliário mostrar que apurou lucro líquido de 82,8 milhões de reais no quarto trimestre do ano passado, um salto de 162,8% ante o mesmo período do ano anterior. A companhia também aprovou 19,7 milhões de reais em dividendos intercalares. No setor, CYRELA ON mostrava decréscimo 2,13%, a 24,83 reais, tendo também balanço como pano de fundo.

- WEG ON valorizava-se 1,30%, a 38,28 reais, endossada por relatório de analistas do Itaú BBA, que elevaram a recomendação dos papéis da empresa para "outperform".

- HYPERA ON avançava 2,29%, a 33,53 reais, experimentando uma recuperação após queda de 3,7% no último pregão, na esteira da repercussão do balanço do último trimestre do ano passado, que mostrou queda de quase 29% no lucro líquido do quarto trimestre. A farmacêutica também divulgou previsões para 2024 e executivos da companhia disseram enxergar crescimento de um dígito alto em vendas "sell out" nos primeiros três meses deste ano.

- BRASKEM PNA recuava 1,14%, a 20,76 reais, tendo no radar reportagem da Folha de S.Paulo de que o governo federal está avaliando a indicação de Guido Mantega para o conselho de administração da petroquímica, controlada por Novonor, ex-Odebrecht, e Petrobras.

- VALE ON caía 0,79%, a 59,97 reais, em meio a mais uma queda dos preços futuros do minério de ferro na China, diante do fraco apetite de compra no mercado à vista e das perspectivas sombrias de demanda do principal mercado consumidor da commodity. O contrato mais negociado na Dalian Commodity Exchange encerrou as negociações do dia com declínio de 3,46%, a 781,5 iuans (108,61 dólares) a tonelada, o menor valor desde 22 de agosto de 2023. Na semana, acumulou uma perda de 11%.

- PETROBRAS PN registrava variação positiva de 0,03%, a 36,23 reais. O preços do petróleo no exterior caíam. O barril de Brent cedia 0,71%, a 84,81 dólares.

- ITAÚ UNIBANCO PN cedia 0,32%, a 34,62 reais, enquanto BRADESCO PN apurava um decréscimo de 0,42%, a 14,27 reais.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10