Lucas Redecker é eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores

Publicado em 08/03/2024 17:26
Na sua atuação pela FPA, entre outros temas, o deputado esteve envolvido na CPI das invasões de terra

O deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) foi eleito nesta quarta-feira (6) presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados com 25 votos. Os ocupantes dos demais cargos da Mesa da comissão (1ª, 2ª e 3ª vice-presidência) serão eleitos na próxima semana.

Membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado destacou a importância da comissão em meio às tensões globais, especialmente com os conflitos na Rússia e Ucrânia, e na Faixa de Gaza. “O Brasil sempre foi um País que prezou pela diplomacia para buscar acordos internacionais e mediar conflitos. Como um poder independente, o Poder Legislativo tem autonomia para fazer essa construção”, disse Redecker.

Na sua atuação na FPA, o deputado esteve envolvido na CPI das invasões de terra, colaborou na prorrogação do Convênio 100/97 e participou da regulamentação da Medida Provisória – MP 897/2019, que facilita o acesso ao crédito para produtores rurais endividados.

Natural de Novo Hamburgo (RS), Lucas Redecker, de 42 anos, está em seu segundo mandato consecutivo como deputado federal. Filho do falecido ex-deputado Júlio Redecker, começou sua carreira política no PPB, presidindo a juventude, e ingressou no PSDB em 2003.

Ao longo de sua trajetória na Câmara, foi vice-líder do PSDB entre 2019 e 2021, além de vice-líder do bloco União-PP-Federação PSDB-Cidadania-PDT-Avante-Solidariedade-PRD. Presidiu a comissão especial que analisou o Código Brasileiro de Energia Elétrica (2019-2023), que, no entanto, não foi submetido a votação.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, agora presidida por Redecker, é responsável por discutir temas de política externa, como relações diplomáticas, econômicas, culturais e científicas, tratados e acordos internacionais, além de questões relacionadas à defesa nacional, incluindo atividades de informação e contrainformação e assuntos das Forças Armadas.

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar tem forte queda e volta para abaixo dos R$5,50 após fala de Powell
Wall Street salta após Powell consolidar esperanças de corte de juros em setembro
Ibovespa fecha em alta com declaração de Powell de que chegou a hora de cortar juros
Mercado de trabalho dos EUA pode estar próximo de ponto de inflexão, aponta pesquisa
Taxas futuras caem no Brasil após Powell defender corte de juros nos EUA
Índices de ações sobem na Europa após chair do Fed apoiar cortes de juros em setembro