Ucrânia receberá 6 bi de euros da UE nos próximos dois meses, diz premiê

Publicado em 08/03/2024 16:44

 

Kiev (Reuters) - Nos próximos dois meses, a Ucrânia receberá 6 bilhões de euros da União Europeia por meio do acordo de financiamento com o bloco, afirmou nesta sexta-feira o primeiro-ministro do país, Denys Shmyhal.

A Ucrânia espera receber 4,5 bilhões de euros em março e outro 1,5 bilhão em abril, disse Shmyhal em encontro do governo.

“Neste ano, temos o objetivo de receber cerca de 16 bilhões de euros da União Europeia. A Ucrânia terá os recursos para lutar e vencer. É nosso maior objetivo e faremos tudo o que for possível para alcançá-lo”, afirmou.

Com a guerra contra a Rússia em seu terceiro ano, a Ucrânia está criticamente dependente do apoio econômico e militar de seus aliados no Ocidente.

Bilhões em auxílio financeiro ajudaram o governo a manter a estabilidade macroeconômica, conter a inflação e assegurar o pagamento de aposentadorias e salários do funcionalismo público nos primeiros dois anos da guerra.

A Ucrânia está direcionando a maior parte do seu Orçamento interno para a Defesa.

Dados do Ministério das Finanças mostraram que a Ucrânia recebeu cerca de 73,6 bilhões de dólares em financiamento externo em 2022 e 2023. Mas, nos dois primeiros meses deste ano, Kiev só obteve 1,2 bilhão de dólares, com o atraso ou bloqueio da maior parte dos pacotes financeiros de auxílio.

O governo emitiu mais títulos domésticos e pediu que empresas estatais fizessem pagamentos antecipados para cobrir o caixa do governo no primeiro bimestre.

A União Europeia acabou por aprovar, no mês passado, o seu programa de financiamento de quatro anos de 50 bilhões de euros para a Ucrânia, mas a ajuda militar e econômica dos Estados Unidos continua parada.

(Reportagem de Juliia Dysa e Olena Harmash)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10