OMC prevê fraca aceleração do comércio no início de 2024 em meio a riscos geopolíticos

Publicado em 08/03/2024 11:42

GENEBRA (Reuters) - O comércio global de mercadorias deverá continuar a se recuperar gradualmente nos primeiros meses de 2024, mas poderá ser facilmente prejudicado por conflitos regionais e tensões geopolíticas, informou a Organização Mundial do Comércio (OMC) nesta sexta-feira.

A OMC disse que seu barômetro de comércio de mercadorias está em 100,6 pontos, perto da linha de base de 100 pontos, e quase não mudou em relação ao nível relatado em novembro.

O órgão comercial com sede em Genebra disse que a leitura continuou a sinalizar um fraco impulso ascendente depois que o comércio de mercadorias diminuiu 0,4% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao segundo e 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A OMC disse que os índices de componentes do barômetro foram, em sua maioria, neutros, mas a produção e as vendas automotivas estavam acima da tendência e o comércio de componentes eletrônicos, abaixo.

O barômetro do comércio de mercadorias é um composto de dados e foi projetado para antecipar pontos de inflexão e avaliar a dinâmica do crescimento do comércio global, em vez de fornecer uma previsão específica de curto prazo.

A OMC já disse que sua estimativa de crescimento do comércio de mercadorias em 2023, de 0,8%, precisará ser revisada para baixo.

(Por Philip Blenkinsop)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10