Argentina anuncia investimento de US$550 mi para construção de porto para grãos

Publicado em 07/03/2024 14:09 e atualizado em 07/03/2024 14:41

 

BUENOS AIRES (Reuters) - O governo argentino anunciou nesta quinta-feira um investimento de cerca de 550 milhões de dólares para a construção de um novo porto em uma das cidades que compõem o centro agroportuário de Rosário, de onde saem mais de 80% das exportações agrícolas e agroindustriais do país.

A Argentina é um importante exportador mundial de alimentos, e os vários portos ao longo das margens do rio Paraná em Rosário, Puerto General San Martin, San Lorenzo e Timbues concentram grande parte das exportações agrícolas.

"Estamos anunciando um investimento para a construção de um novo porto agroindustrial em Timbúes, no rio Paraná", anunciou o porta-voz da presidência, Manuel Adorni, em sua coletiva de imprensa diária pela manhã.

"O investimento será de cerca de 550 milhões de dólares. O trabalho começará este mês", disse Adorni, que não deu mais detalhes sobre o investimento, acrescentando que ele é um produto da confiança no presidente Javier Milei, um libertário que assumiu o cargo em dezembro.

A Reuters entrou em contato com a Secretaria de Bioeconomia para obter mais informações, mas até o momento não obteve resposta. Também está em contato com a câmara CIARA-CEC de exportadores e processadores de grãos, aguardando mais detalhes.

A Argentina é um dos dois maiores exportadores mundiais de óleo e farelo de soja, e o terceiro maior exportador de milho. No cinturão agroportuário de Rosário, empresas como Bunge, Cargill e Louis Dreyfus possuem terminais de carga e descarga de grãos.

A safra de soja e milho de 2023/24 começa em abril na Argentina. A Bolsa de Comércio de Rosário estima safras de 49,5 milhões de toneladas de soja e 57 milhões de toneladas de milho.

(Lucila Sigal e Maximilian Heath)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10