Preço do minério de ferro sobe com expectativas de mais estímulos da China

Publicado em 07/03/2024 09:58 e atualizado em 07/03/2024 11:15

Por Amy Lv e Andrew Hayley

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro subiram nesta quinta-feira, depois que comentários de autoridades da China, principal consumidora, reavivaram as esperanças de mais medidas de estímulos, embora os fundamentos fracos tenham limitado o espaço de alta dos preços.

O contrato do minério de ferro mais negociado na bols de Dalian, da China,, encerrou as negociações diurnas com alta de 1,83%, a 890 iuanes (123,64 dólares) a tonelada métrica.

O chefe do planejamento estatal da China disse que a meta de crescimento econômico de 5% do governo para este ano pode ser alcançada, enquanto o governador do Banco Popular da China (PBOC) disse que ainda há espaço para cortar a exigência de taxa de reserva (RRR) dos bancos.

Os analistas afirmaram que o que está limitando os ganhos do preço do minério é a demanda morna remanescente das siderúrgicas em meio à lenta recuperação da demanda downstream.

As importações de minério de ferro da China nos dois primeiros meses de 2024 subiram 8,1%, para 209,45 milhões de toneladas métricas, um recorde para o período de dois meses, mostraram dados da alfândega na quinta-feira.

(Reportagem de Amy Lv e Andrew Hayley)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10