Importação de minério de ferro pela China tem recorde para o 1º bimestre

Publicado em 07/03/2024 09:57 e atualizado em 07/03/2024 11:14

PEQUIM (Reuters) - As importações de minério de ferro pela China nos dois primeiros meses de 2024 aumentaram 8,1% em relação ao ano anterior, uma vez que as siderúrgicas se reabasteceram para atender às necessidades de produção durante e após o feriado de uma semana do Ano Novo Lunar.

O maior consumidor de minério de ferro do mundo trouxe 209,45 milhões de toneladas métricas da principal matéria-prima para a fabricação de aço -- um recorde para o período de dois meses, segundo dados da alfândega divulgados na quinta-feira.

O número corresponde a uma média mensal de 104,73 milhões de toneladas, contra uma média mensal de 98,39 milhões de toneladas em 2023.

Isso se compara a 100,86 milhões de toneladas importadas em dezembro.

A China combina os dados de importação de janeiro e fevereiro em uma única divulgação para suavizar o impacto dos feriados do Ano Novo Lunar, que caíram em fevereiro deste ano.

A oferta melhor do que o esperado em uma temporada de embarques tipicamente lenta e um dia extra em fevereiro devido ao ano bissexto ajudaram o aumento anual das importações, disseram os analistas.

As reservas em novembro e dezembro para embarques que chegariam em janeiro-fevereiro foram robustas, pois os compradores estavam preocupados com a possibilidade de os preços do minério de ferro, que estavam subindo na época, subirem ainda mais, disseram os analistas.

Os compradores também esperavam que a demanda de minério aumentasse após o feriado, devido ao consumo de aço sazonalmente mais forte na primavera.

As importações mais altas contribuíram para a queda dos preços e o aumento dos estoques no porto no período de janeiro a fevereiro, de acordo com os analistas.

Os preços do minério de ferro caíram 19% durante os dois meses, enquanto os estoques nos principais portos subiram mais de 16%, chegando a 134,9 milhões de toneladas no final de fevereiro, o maior desde março de 2023, segundo dados da consultoria Steelhome.

"Se a produção de metais quentes continuar a oscilar em níveis relativamente baixos nos próximos meses, as importações de minério de ferro podem cair", disse Xu Xiangchun, diretor de conteúdo da consultoria Mysteel, referindo-se à recuperação mais lenta do que o esperado na demanda de minério após o feriado do Ano Novo Lunar.

As exportações chinesas de produtos siderúrgicos cresceram 32,6%, para 15,91 milhões de toneladas nos dois primeiros meses do ano em relação ao mesmo período do ano anterior, o nível mais alto para o período desde 2016, também mostraram os dados.

As importações chinesas de produtos siderúrgicos caíram 8,1%, para 1,13 milhão de toneladas.

(Reportagem de Amy Lv e Andrew Hayley)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10