Encomendas à indústria nos EUA caem mais do que o esperado em janeiro

Publicado em 05/03/2024 15:57 e atualizado em 05/03/2024 16:40

WASHINGTON (Reuters) - As novas encomendas de bens fabricados nos Estados Unidos caíram mais do que o esperado em janeiro, pressionados por uma queda acentuada nos pedidos de aeronaves comerciais, mas a demanda por computadores e produtos eletrônicos acelerou.

As encomendas às fábricas caíram 3,6% em janeiro após queda de 0,3% em dezembro, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira. Economistas consultados pela Reuters previam retração de 2,9% no mês. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, as encomendas diminuíram 1,6%.

Mas há sinais de que a manufatura, que responde por 10,3% da economia dos EUA, está presentes a se recuperar depois que a produção diminuiu em 2023 em meio a 525 pontos-base de aumentos na taxa de juros pelo banco central dos EUA desde março de 2022.

Os pedidos de aeronaves comerciais caíram 58,9% em janeiro, após um aumento de 1,0% em dezembro. A Boeing informou em seu site que havia recebido apenas três pedidos de aeronaves comerciais em janeiro, uma queda acentuada em relação aos 371 de dezembro.

As encomendas de carrocerias, peças e reboques de veículos automotores aumentaram 0,7%. Os pedidos de transporte em geral caíram 16,2%, de uma queda de 0,6% em dezembro. Mas os pedidos de computadores e produtos eletrônicos aumentaram 1,3% e os de equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes avançaram 0,9%.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10